Piauiense está entre os presos por ataques antidemocráticos no DF - Polícia
EM BRASÍLIA

Piauiense está entre os presos por ataques antidemocráticos no DF

Mais de 700 extremistas permanecem presos após os atos que depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Um piauiense de 19 anos está entre os presos após os ataques antidemocráticos em Brasília no último domingo (8). João Oliveira Antunes Neto se identifica nas redes sociais como barbeiro profissional e "jovem cristão pregador do evangelho de Jesus Cristo". A informação foi confirmada ao A10+ pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) na manhã desta quarta-feira (11).

O jovem é natural de Dirceu Arcoverde, interior do Piauí, mas reside atualmente no Distrito Federal, onde frequentou uma escola de barbearia especializada em atendimentos sociais, localizada em Ceilândia, uma das regiões administrativas do DF.

  

Piauiense está entre os presos por ataques antidemocráticos no DF
Reprodução

   

Não foram encontradas postagens relacionadas aos ataques ou mesmo de teor político nas redes sociais do jovem. Quase todas as publicações são de cunho profissional e religioso. A SSP-PI esclareceu que o jovem não saiu do Piauí para participar dos atos em Brasília. 

Segundo a Polícia Federal, João Neto está entre as 727 pessoas presas suspeitas de terem invadido e depredado o Palácio do Planalto, o Congresso e o STF. Os extremistas são contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

Ainda de acordo com a PF, atualmente, 727 suspeitos estão presos e 599 foram liberados após assinarem termos de compromisso. Conforme a polícia, os liberados são, em geral, idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e mães acompanhados de crianças.

Até a tarde de terça (10), 447 extremistas já tinham sido transferidos para o Complexo Penitenciário da Papuda e para a Penitenciária Feminina do DF. A Justiça afirmou que vai fazer um mutirão para realizar audiências de custódia dos criminosos radicais.

Veja abaixo a nota da SSP-PI:

A Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do Gabinete de Crise Contra Antidemocráticos, esclarece que o homem identificado como João de Oliveira Antunes Neto, 19 anos, piauiense, está entre os presos em Brasília. Contudo é importante destacar que este já estava residindo em Brasília, não saiu do Piauí para participar dos atos ocorridos, no último dia 08 de janeiro.

Na terça-feira (10), em entrevista ao Conversa Franca, da TV Antena 10, o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho (MDB) contou que acredita que os atos antidemocráticos no DF foram financiados.O Gabinete de Crise do Piauí já recebeu até o momento, 72 denúncias acerca das ocorrências.

Dino vai pedir à AGU que processe vândalos e peça indenização por danos na Esplanada dos Ministérios

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou na tarde desta segunda-feira (9) que os extremistas que depredaram as sedes dos três poderes no domingo (8) serão processados para ressarcir a União dos danos causados.

"Foram realizadas perícias pela Polícia Federal, nos locais atacados, visando a instrumentalização dos inquéritos da PF, e para responsabilização civil, para que a AGU [Advocacia-Geral da União] cobre indenização de quem perpretou danos materiais, alguns irreparáveis. As perícias são para aparelhar as ações de indenização", declarou o ministro.

  

Dino vai pedir à AGU que processe vândalos e peça indenização por danos na Esplanada dos Ministérios
Ana Isabel Mansur/ R7

   

Questionado sobre as declarações de José Múcio Monteiro, ministro da Defesa, Dino defendeu o colega e afirmou que ele está à frente de uma das pastas mais complicadas do governo federal. "A lealdade de Múcio não pode ser colocada em cheque. Ele optou por um caminho democrático e não pode ser julgado por isso."

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado