Polícia apreende celulares, interdita lojas e prende empresários em Teresina; veja nomes - Polícia
OPERAÇÃO INTERDITADOS

Polícia apreende celulares, interdita lojas e prende empresários em Teresina; veja nomes

Entre os presos, dono da loja Rei do iPhone; ação ocorreu nesta quinta (02)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 17h33)

A Secretaria de Segurança Pública, através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), Diretoria de Inteligência (DINT) e Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), deflagrou nesta quarta-feira (02) a Operação Interditados, para cumprir mandados de busca e apreensão e suspensão das atividades econômicas em lojas de aparelhos telefônicos em Teresina.

Entre os presos, o empresário Vinicius Teixeira Castro, proprietário da loja de celulares Rei do iPhone, localizada na zona leste de Teresina. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em três endereços ligados ao empresário, entre eles, a loja Rei do iPhone.

  

Polícia apreende celulares, interdita lojas e prende empresários em Teresina; veja nomes
Divulgação

   

Durante a ação, foram interditadas as lojas de celulares MP Cell, Léo Imports, ambas localizadas no Shopping da Cidade, e a Rei do Iphone, sediada na Avenida Raul Lopes, na zona Leste.

O Diretor de Inteligência da SSP-PI, Delegado Anchieta Nery, afirmou que a Operação Interditados faz parte de um programa ao enfrentamento de roubos e furtos de celulares iniciado pela Secretaria de Segurança, que contará com um núcleo especializado de apoio ao combate a essa prática criminosa.

  

Entre os presos, Vinicius Teixeira Castro, dono da loja Rei do iPhone
Reprodução

   

“Vamos realizar o treinamento de todos os policiais da capital e reforçar os procedimentos para atacar toda a cadeia criminosa, tanto de furto como receptação qualificada. Esse crime só ganha força porque existem pessoas que praticam o crime, as que fazem a receptação, as que colocam de volta esse material no mercado e as quem compram esse tipo de eletrônico. Queremos esclarecer que quem compra esses aparelhos sem comprovação de origem está sujeito a responder um procedimento criminal”, concluiu Anchieta Nery.

"Já tem uns dois ou três meses essa investigação. Diante das informações colhidas nós representamos pela busca e apreensão em dois box do Shopping da Cidade e também no comércio ali na avenida Raul Lopes. Além das buscas o juiz também decretou a interdição dos estabelecimentos. O Rei do iPhone foi um dos que foi autuado em flagrante por crime de descaminho. Estamos investindo forte na investigação de crime contra o patrimônio e também do resultado de onde esse produto tá sendo vendido. Então avisar a população pra ter muito cuidado, adquirir um produto roubado ou furtado é crime, é receptação. Esse produto as vezes advém de um roubo onde uma pessoa pode ter sido até morta", disse o delegado Luccy Keiko em entrevista ao A10+.

  

Delegado Luccy Keiko, da Polícia Civil
TV Antena 10

   

Segundo a Polícia Civil, foram apreendidos 48 celulares, um tablet, uma máquina de solda e duas armas brancas. Ao todo, 65 pessoas foram conduzidas para averiguações e tiveram os celulares checados quanto à ocorrência de roubo e furto. Depois das consultas elas foram liberadas; outras 10 ficaram detidas, entre elas, uma por violação de tornozeleira eletrônica.

De acordo com o Superintendente de Operações Integradas da SSP/PI, delegado Matheus Zanatta, durante a operação foram presos em flagrante o empresário Vinícius Teixeira Castro, proprietário da Rei do IPhone e o dono Léo Imports pelo crime de descaminho e posse irregular de munições.

“Tivemos três lojas interditadas, uma na zona leste da capital e duas no Shopping da Cidade. Vamos continuar trabalhando para enfraquecer essa prática criminosa”, disse o delegado.

A operação foi realizada com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) e Guarda Municipal de Teresina.


Ainda em entrevista, o delegado descartou a possibilidade dos empresários presos estarem envolvidos em esquemas de furtos de aparelhos celulares, mas afirmou que é provável que entre os aparelhos apreendidos muitos tenham sido furtados em outras regiões, considerando que é o Modus Operandi desse tipo de delito.

  

Segundo a Polícia Civil, foram apreendidos 48 celulares durante a ação
PC-PI

   

"Talvez não seja  encomendado, porque se ele encomenda participa do roubo também, mas que habitualmente recebe esse tipo de mercadoria e revende. [sobre os aparelhos serem furtados em outras regiões] É possível, inclusive para se ter uma ideia quando tem um grande show aqui em Teresina quando a gente vai localizar os aparelhos que foram furtados eles estão em outro estado rapidamente. Ele evolui para tentar se distanciar da polícia, para dificultar a investigação. Furtam Iphones, aparelhos caros e vão vender em outro Estado, é comum", contou Keiko ao A10+. 

O delegado esclareceu que os procedimentos a partir de agora são emitir um documento para atestar a ilegalidade da mercadoria apreendida, procedimento feito pela Secretaria da Fazenda e a Polícia vai concluir o inquérito e indiciar os envolvidos.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado