📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), delegado Matheus Zanatta, esteve nesta segunda-feira (31), no telejornal Bancada Piauí, da TV Antena 10, e explicou um pouco sobre as últimas operações de recuperação de celulares roubados em Teresina; na sexta-feira (28), quase 600 pessoas foram intimadas para prestarem depoimentos sobre aparelhos roubados.
O delegado explicou durante a entrevista, em primeira mão, que a partir de agora o cidadão que tiver dúvidas se seu celular é fruto de roubo ou furto e se apresentar espontaneamente à polícia não responderá por nenhum crime. Na sexta-feira (28), as pessoas intimadas e que estavam com celulares fruto de roubo foram autuadas pelo crime de receptação culposa.
“Hoje nós vamos divulgar um chamamento informando que o cidadão que estiver em dúvida se seu aparelho é fruto de crime ela pode espontaneamente e de boa fé ir até a Superintendência de Operações Integradas, que fica na sede da nova Secretaria de Segurança Pública, para consultar o aparelho e ver se tem restrição ou não. Caso tenha restrição, nós vamos fazer a apreensão desse aparelho e essas pessoas não responderão por nenhum procedimento pelo fato de elas comparecerem espontaneamente”, explicou.
O delegado explicou ainda que as pessoas que tiveram seus celulares roubados e agora recuperados serão avisadas pela polícia que seu aparelho telefônico está em posse da polícia. Ele relatou que uma lista com a identificação dos aparelhos será divulgada e que os proprietários devem se dirigir à SSP-PI com seus documentos pessoais e da compra do produto (nota fiscal ou caixa).
“Vamos fazer um chamamento para essas pessoas comparecerem à Secretaria de Segurança para receber seus celulares. Também vamos divulgar uma lista com o número do Boletim de Ocorrência e do IMEI da vítima para toda a sociedade ter conhecimento se seu telefone foi recuperado ou não nessa ultima sexta”, disse.
Zanatta falou ainda que a polícia pretende voltar com o Centro de Comando e Controle que estava instalado na região da Praça da Bandeira com o objetivo de coibir a prática de revenda de celulares roubados. Segundo ele, o número de aparelhos roubados diminuiu 25% no período em que o Centro esteve no local.
“Semana passada eu estava conversando com o Secretário de Segurança e com o Comandante Geral para a gente alocar novamente o Centro Integrado na Praça da Bandeira pois a grande maioria dos celulares roubados em Teresina são recebidos por lanceiros la na região e revendido para pessoas que ficam circulando na praça. Depois que colocamos o Centro lá tivemos uma redução de 25% no numero de roubos e celulares. Grande maioria dos celulares que foram recuperados na sexta-feira foram adquiridos na Praça da Bandeira”, falou.
O delegado falou que a polícia deve realizar novas etapas de operações como essa e que a expectativa é que mais de 20 mil pessoas sejam intimadas por estarem utilizando aparelhos roubados e furtados nos anos de 2021, 2022 e 2023.
Fonte: Portal A10+