"Momento diferente que estamos vivendo", diz diretor de Inteligência da SSP sobre queda de índices - Polícia
ENTREVISTA

"Momento diferente que estamos vivendo", diz diretor de Inteligência da SSP sobre queda de índices

O Piauí registrou queda no número de homicídios, roubos e furtos no primeiro semestre de 2024


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Anchiêta Nery, concedeu entrevista nesta quinta-feira (11) ao Balanço Geral Piauí, da TV Antena 10, sobre os dados semestrais de Segurança Pública de 2024. No recorte, o estado registrou a queda no número de homicídios, roubos e furtos nos primeiros seis meses do ano. 

De acordo com o levantamento, os homicídios dolosos apresentaram uma diminuição de 10,75%, com 299 casos registrados nos primeiros seis meses de 2024, em comparação aos 335 casos do mesmo período em 2023. “Eu tenho alguns aspectos que chamam a atenção: o primeiro deles é a redução de todos os crimes violentos. O roubo a transeunte, que envolve ali um objeto pessoal como o celular, um colar de ouro. O roubo de veículos e o próprio homicídio, que é o crime mais grave”, frisa. 

  

Diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Anchiêta Nery
Victor Melo/ Portal A10+

  

Na entrevista, o delegado Anchiêta Nery também chamou a atenção sobre os dados no trânsito. A Gerência de Análise Criminal e Estatística apontou que em relação aos casos de homicídios culposos no trânsito, foram registrados 11 casos em 2024, uma redução de 52,17% em comparação aos 23 casos registrados em 2023. Já os casos de lesão corporal culposa no trânsito contabilizaram 2439 ocorrências em 2024, representando uma queda de 55,72% em relação aos 5508 casos registrados em 2023.

Para o diretor de Inteligência, o trabalho é fruto de estratégias do governo na política pública de segurança voltada ao trânsito. 

“De outro lado, a gente tem dados da criminalidade no trânsito. Ainda em 2022, o nosso governador fez pesquisas e viu que o trânsito mata muito o cidadão piauiense [...] A partir desse estudo feito pelo governador, o secretário de segurança implementou uma estratégia. A partir do primeiro mês, foi criada uma Diretoria de Operações de Trânsito. O tema do trânsito ele alçou a nível de diretoria. A Polícia Militar por sua vez criou o Grande Comando de Trânsito e então você vê as forças de segurança atuando em sintonia. Colocamos mais policiais nas ruas quanto a essa temática de trânsito. A gente faz a parte educativa, a fiscalização, mas conseguimos prender foragidos, apreender armas de fogo, drogas, cargas roubadas. Hoje a gente tem toda uma mobilidade voltada para o crime. Eu sei que muitas vezes o cidadão não gosta de ficar parado em uma blitz, atrasa um compromisso ou às vezes fica receoso porque tem uma multa, um boleto vencido e não é isso que a gente está olhando. A gente quer salvar vidas e atingir a mobilidade do crime ”, pontua o delegado.

Roubo de celulares

Nesse contexto, outro dado com uma redução expressiva foi o de roubo de celulares. Nos primeiros seis meses de 2023, foram contabilizados 7.284 casos, enquanto em 2024 o número caiu para 4.431, uma redução de 39,17%. Em relação ao furto de celulares, os dados mostram ainda uma queda de 13,16% nos furtos, com 2.877 casos em 2024, comparados aos 3.313 casos registrados no mesmo período do ano anterior.

  

Delegado Anchiêta Nery em entrevista ao Balanço Geral meio-dia
Victor Melo/ Portal A10+

   

“Nessa epidemia de violência, nem todas as famílias vão viver a dor de um homicídio. Mas 100% das famílias vão viver a dor de um roubo. Se não foi você, foi sua mãe, alguém conhecido. O secretário Chico Lucas, no primeiro mês de gestão pensou: vamos atacar o crime de roubo a transeunte; a maior vítima é o cidadão de baixa renda. Vai para parada de ônibus, está chegando em casa de moto ou saindo de casa e é abordado. Então a gente começou esse trabalho de celulares que virou exitoso, que é um exemplo para o Brasil. Recebemos delegações de 18 estados para ver como está sendo feito e todo mundo quer chegar nesse número que nós chegamos em Teresina, por exemplo. Redução de 50% no número de roubos diários na capital. Nenhuma capital do Brasil alcançou esse número. A gente está repassando essa metodologia a todos os estados”, completa Anchieta. 

Por fim, o diretor de Inteligência da SSP, destacou que em dez anos atuando na segurança no estado, observa que o Piauí vive um momento diferenciado. 

“Eu sou um policial, um porta-voz que vai fazer 10 anos de casa, de atividade policial e é um momento muito diferente que a gente está vivendo. Hoje nós temos 45 pessoas na secretaria de segurança só trabalhando com pesquisa e desenvolvimento, fazendo da polícia uma ciência. A gente tem que aproveitar esse momento e dar o melhor para a sociedade piauiense”, finaliza. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o fim da escala 6x1

ver resultado