📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O secretário de Segurança Pública Chico Lucas esteve nesta quarta-feira (02), no telejornal Cidade Alerta, da TV Antena 10, e comentou sobre as operações de combate ao roubo, furto e comercialização ilegal de celulares, sobre a crescente das facções criminosas no Piauí e também sobre os planos governamentais para o combate a violência no Piauí.
O secretário comentou sobre a operação de combate à venda e compra de celulares roubados e furtados. Segundo o secretário, na última semana 600 pessoas foram intimadas por estarem com celulares nessas condições. Segundo ele, em agosto mais 1000 pessoas devem ser notificadas.
“Hoje o maior problema de Segurança Pública do Brasil, além dos homicídios, é o roubo e furto de celulares. Combatemos os ladrões e os assaltantes. Depois começamos a combater os intermediadores com a Operação Interditados, atacando aqueles que compram o celular roubado e vende. E agora a gente está com um trabalho inédito no Brasil, nós vamos chamar todos os que compraram celulares roubados. 20 mil celulares que já foram objeto de furto de 2022 até 2023, colocamos no sistema e estamos notificando”, explicou.
O secretário comentou ainda sobre o movimento de facções criminosas que vem crescendo no Piauí, mas que segundo ele está sendo combatido. Chico Lucas explicou que cerca de 60% dos homicídios registros em Teresina são de pessoas que já tinham passagens pela polícia, o que significa uma alta rivalidade entre esses grupos criminosos.
“Temos que repensar as leis do Brasil porque em torno de 60% das vítimas de homicídio em Teresina tem passagem pela policia, então se mantivesse essa pessoa presa 60% não teria matado nem teria morrido. Então é melhor pra esse jovem ficar preso, que tem mais chance de sobreviver, do que ficar na rua”, disse.
Chico Lucas ainda explicou que a maior parte dos homicídios são registrados nos entornos de Teresina e que trabalhos estão sendo feitos para solucionar o problema da violência e dos homicídios nesses locais.
“A região do central de Teresina não tem tantos homicídios, as mortes acontecem principalmente nas regiões de expansão urbana, nas vilas e ocupações e a gente está tendo esse olhar de como enfrentar essas organizações criminosas. Discutimos também a questão da prevenção, dando oportunidade para os jovens”, falou.
Chico Lucas falou também sobre os próximos passos e investimentos feitos pelo Governo do Estado para combater a violência e garantir mais segurança à população.
“Temos investimento em tecnologia, na inteligência, estamos contratando vários sistemas, temos a Universidade para trabalhar com dados, com inteligência artificial e temos também a questão da prevenção. O governados Rafael nos escolheu para que a gente escute quem entende do assunto e tome a melhor decisão”, finalizou.
Fonte: Portal A10+