📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O vereador Jacinto Costa Moraes (MDB) foi preso preventivamente pela Polícia Civil nesta segunda-feira (19), suspeito de cometer estupro de vulnerável. O parlamentar da cidade de Bom Princípio do Piauí, a 307 km de Teresina, é investigado por abusar de duas irmãs menores de idade moradoras do município.
Em entrevista ao A10+, o delegado Herbster Santos explicou que o vereador já era alvo de um inquérito que havia sido arquivado. No entanto, com novos fatos, a investigação foi reaberta e o judiciário deferiu o pedido de prisão preventiva.

“O vereador em questão foi investigado por diversos fatos que envolvem violência sexual com menores de idade. Esse fato vinha sendo investigado pelo delegado que me antecedeu e por falta de provas à época, esse inquérito tinha sido arquivado. Obtivemos novas informações, novos fatos e a gente pediu a reabertura do inquérito. Foi representado pela prisão preventiva do vereador e foi deferida pelo judiciário e na tarde de hoje conseguimos fazer sua captura na residência dele em Parnaíba”, destacou.
A investigação levantou que as vítimas são de famílias carentes e diante de pressão financeira, psicológica e pela influência de Jacinto Costa em Bom Princípio, as menores e seus familiares negam as relações.
“Tudo envolve uma questão de violência psicológica, de pressão financeira em razão da sua grande influência na cidade e em razão dessas coisas elas acabaram negando os fatos, familiares também negam; tanto compelidas pelo medo quanto pela influência na cidade de Bom Princípio. Ele as conquistava e aproveitava do seu poder econômico para poder manter essa relação de abusador com relação a esses adolescentes. As famílias acabam sendo coniventes com essa situação porque são pessoas pobres e não denunciam por ter medo, por ter algum benefício com relação a isso e acaba sendo conivente. Eles sofriam essa pressão por ele ter essa influência política e financeira na cidade”, pontuou.

O delegado revelou que no celular da companheira do vereador - que tem 17 anos e ele mais de 50 - foram encontradas e extraídas mensagens no qual ela relata os crimes praticados pelo companheiro, bem como informações contidas no diário de uma das vítimas.
“São meninas que moram na cidade, pessoas socialmente desfavorecidas e acabam se submetendo a esse tipo de situação. Uma das adolescentes tem um diário privado e nesse diário foram extraídos coisas, que não podemos falar aqui e em razão ainda estar em andamento”, completa.
O celular do casal foi apreendido e o vereador foi conduzido para a Central de Flagrantes de Parnaíba. O parlamentar segue à disposição do judiciário.
Fonte: Portal A10+