📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu, na volta do Congresso, que 2026 seja um ano de “paz”, entre Poderes. A posição fez parte do discurso de abertura do ano Legislativo, nesta segunda-feira (2).
“Faço um apelo ao país: precisamos, mais do que nunca, de diálogo, de bom senso e de paz”, afirmou Alcolumbre. “Paz entre os grupos que defendem ideologias diferentes. Paz entre as instituições nacionais. Paz entre os Poderes da República. Mas é preciso afirmar com absoluta clareza: defender a paz nunca foi, e nunca será, sinônimo de omissão”, emendou.

Congresso em 2026
O Congresso começa 2026 com desafio de cumprir o calendário de votações pelo período eleitoral. O pleito de outubro terá um impacto de cronograma, e antecipa a previsão de votação da pauta prioritária.
A expectativa é de que as primeiras semanas sejam voltadas à discussão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. O texto começará a tramitar na Câmara assim que for enviado pelo Planalto.
O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu a previsão de análise até o Carnaval. Na sequência, o acordo seguirá ao Senado.
Em outra frente, há expectativa de debates ligados à pauta da Segurança, com discussão relacionada a PEC que dá mais autonomia ao governo para a definição de políticas da área, além do projeto contra facções criminosas, conhecido como Antifacção.
Parlamentares preveem, ainda, discutir mudanças ligadas à jornada de trabalho, como o fim da jornada 6x1. E debates ligados ao uso da inteligência artificial, pelas eleições de 2026.
Fonte: R7