📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (09), o pedido do Governo do Estado para que o empréstimo tomado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) seja alterado de dólar para iene japonês. O valor do contrato é de U$392 milhões.
O Governo afirma que a alteração para a moeda japonesa é benéfica a longo prazo. “A mudança se fundamenta em análises técnicas aprofundadas conduzidas em conjunto com o BIRD, as quais indicam que a contratação em iene japonês é mais vantajosa sob os aspectos econômico e financeiro. Embora o custo dos juros em dólares possa parecer inferior no curto prazo, a opção pelo iene revela-se mais benéfica no longo prazo, tanto pela sua menor volatilidade cambial quanto pela estabilidade da taxa de juros atrelada à TONA”, explica.
É ressaltado pelo Executivo que não haverá acréscimo de valor com a alteração. Após a aprovação na CCJ da Assembleia Legislativa do Piauí, a matéria, que foi relatada por Rubens Vieira (PT), será analisada pela Comissão de Administração Pública e Política Social do Legislativo.
Fonte: Portal A10+