"Nem nos meus melhores sonhos pensei que estaria aqui", diz Regina Sousa ao assumir governo do Piauí - Política
POLÍTICA

"Nem nos meus melhores sonhos pensei que estaria aqui", diz Regina Sousa ao assumir governo do Piauí

Em discurso, petista afirma que o foco de sua gestão será de combate à pobreza


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 14h07)

Após ser empossada, Regina Sousa recebeu na manhã desta quinta-feira (31) a faixa de governadora do Piauí. É a primeira vez que uma mulher assume, de forma efetiva, o comando do executivo estadual. A transmissão do cargo foi acompanhada por autoridades, secretários, deputados estaduais, federais, entre eles, o ex-governador Wilson Martins. Wellington Dias renunciou o cargo e disputará o Senado Federal nas eleições de 2022.

  

Após ser empossada, Regina Sousa recebe faixa de governadora do Piauí
Mariana Medeiros / A10+

   

Antônio Rodrigues de Sousa Neto será o secretário de governo na gestão Regina Sousa. Ele será o responsável por articular a nomeação dos demais membros da futura equipe administrativa. Ao chegar no Palácio de Karnak, a nova governadora foi ovacionada por militantes e sindicalistas que estiveram presentes na cerimônia.

LEIA TAMBÉM: Confiante, Wellington Dias comenta disputa eleitoral: "pode vir quente que estamos fervendo"

A coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, prestou homenagem à Regina Sousa e destacou a importância do Piauí ter a primeira mulher negra a comandar o governo do Estado.

  

Em discurso, petista afirma que o foco de sua gestão será de combate à pobreza
Mariana Medeiros / A10+

   

"Regina Sousa, o que dizer, por onde começar? Posso dizer que ela é estrela que alimenta nossos sonhos e faz acreditar que outro mundo é possível, e que podemos sim construir uma nova sociedade, que os direitos básicos sejam respeitados e que os sonhos sejam realizados. Sua vitória é a nossa vitória", disse.

Em seu discurso, Wellington Dias saudou os presentes e relembrou um pouco do seu primeiro discurso de posse, em que ele agradece a Deus por poder cuidar das pessoas.

“Hoje minhas últimas palavras como governador são também para agradecer, a Deus, ao povo, as oportunidades e cada abraço e palavra em cada um dos 224 municípios piauienses. Agora na companhia de Rafael Fonteles, o município que menos visitei fui 20 vezes e todas as vezes fui recebido com carinho e alegria”, lembrou.

  

Wellington Dias e Rejane Dias durante chegada no Palácio de Karnak
Mariana Medeiros / A10+

  

O ex-governador também relembrou as obras de asfaltamento realizadas no território estadual e fez vários elogios ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Estou hoje encerrando o mandato com mesmo compromisso que fiz em 2003. Com condições de olhar no olho de cada um de vocês e ninguém ter vergonha de nenhum ato que fiz. A minha maior riqueza é nossa história de vida", completou.

Dias afirmou ainda que não abre mão de seguir na democracia e que combaterá o ódio nas eleições de 2022. "Sei que vamos enfrentar muito barro pesado, mas estou preparado para esses desafios. Vamos acreditar na democracia, e que permitirá que Luiz Inácio Lula possa ser presidente", descreveu.

  

Wellington Dias chora, agradece ao povo e cita que 2023 será o ano da esperança
Reprodução

  

Wellington Dias diz que 20 anos depois o Piauí tem outro patamar. Bastante emocionado, o ex-governador citou que deixa o governo de cabeça erguida e pela porta da frente.

"Somos um time que tem compromisso com 3 milhões de pessoas no Piauí, mas com preferência de cuidar dos mais pobres com prioridade. Vamos sair daqui de cabeça erguida, pela porta da frente. E se for da vontade do povo, estou pronto para mais missões. Aqui tem um homem que acredita no Piauí, e no Brasil. 2022 será o ano da esperança e da mudança e da vitória do Piauí, e do povo brasileiro. Esse é o time Luiz Inácio Lula da Silva", explanou.

  

Regina Sousa e Wellington Dias durante solenidade no Karnak
Mariana Medeiros / A10+


Como primeiro ato administrativo, Regina Sousa entregou título de terras a comunidade de quebradeira de cocos Vila Esperança que vai abranger mais de 60 famílias em municípios do interior.

Regina deve começar a despachar no Palácio de Karnak ainda nesta quinta-feira (31).

Wellington Dias renuncia mandato e pede apoio para nova governadora

O governador Wellington Dias assinou nesta quinta-feira (31) sua carta de renúncia do cargo para disputar o Senado Federal nas eleições de 2022. Com isso, Regina Sousa assume o Governo do Piauí até dezembro. A solenidade ocorreu nesta manhã na Assembleia Legislativa do Estado.

  

Wellington Dias renuncia mandato e Regina Sousa assume Governo do Piauí
A10+

   

O petista leu a carta de renúncia, que foi aceita pela Alepi. "Mandato é perverso porque tira a gente [da família]. Por isso, peço à família da Regina que apoie ela. Que Deus abençoe o nosso Piauí", explanou Dias.

Dias iniciou sua fala agradecendo aos familiares pelo apoio que recebeu ao longo do período em que ficou à frente do governo do Piauí. Na solenidade, ele também agradeceu aos secretários, gestores e aos deputados estaduais, da base a da oposição.

Wellington teceu elogios à Regina Sousa e pediu apoio para a governadora empossada. “Expresso a minha confiança na minha sucessora, a professora Regina, não apenas por um marco histórico, ser a primeira mulher a governar o Piauí, mas por toda a sensibilidade e compromisso e por tudo que vai representar na vida dela e no Piauí”, comentou.

Dias afirmou ainda que Regina assumirá o governo com seu jeito. "Peço as bênçãos de Deus para que ela tenha os melhores resultados na sua gestão”, destacou.

Regina afirma que gestão será de combate à pobreza

Após a leitura da carta de renúncia e do discurso de Wellington, Regina Sousa fez o juramento e foi empossada governadora do Piauí. Regina Sousa destacou ainda que o foco de sua gestão será de combate à pobreza. Em discurso, a nova governadora comentou os questionamentos que considera "machistas" sobre não ter sido eleita para o cargo de governadora.

“Nem nos meus sonhos mais dourados sonhei estar aqui, como governadora. Escolhida pelo voto sim, fui eleita sim e aos que questionam, não há eleição para vice, minha foto estava ao lado de da de Wellington nas eleições. Estou aqui, mulher negra, governadora sim, colocando um tijolinho no empoderamento das mulheres”, declarou.

  

Regina Sousa é empossada governadora do Piauí Reprodução

   

Regina pontuou também que embora admita pedir conselhos a Wellington Dias, não terá “tutela” ao conduzir o cargo. Ela declarou também que este não é um novo governo, mas sim uma finalização. 

“Isso é um pensamento machista de que mulheres precisam ser guiadas por homens em cargos públicos. Não hesitarei em pedir opiniões, afinal não é todo mundo que tem um amigo com experiência de quatro mandatos como governador. E esse não é um novo governo, é a finalização de uma gestão, o plano de governo está lá e espero para concluí-lo”, disse.

De quebradeira de coco a governadora, conheça a trajetória de Regina Sousa

Maria Regina Sousa, nasceu em 4 de julho de 1950, no município de União, quinta de 14 filhos do casal de agricultores, Raimundo Sousa Miranda e Maria da Conceição Silva Miranda, desde nova iniciou o trabalho, para ajudar na renda familiar, plantando e colhendo milho, feijão e fava, além de quebrar coco babaçu, e hoje assume o maior cargo executivo do Estado, com a saída de Wellington Dias para disputar uma vaga no Senado Federal, Regina toma posse como a primeira governadora efetiva do Piauí.

  

Regina Sousa é a primeira mulher a assumir efetivamente o governo do Piauí
Reprodução

   

Foi alfabetizada de forma tardia, aos sete anos de idade, em uma escola rural. Aos treze mudou-se para Parnaíba, para continuar os estudos, concluiu ginásio e o curso pedagógico, antes de se mudar para Teresina para estudar Letras, na Universidade Federal do Piauí, e foi durante o curso que iniciou a vida política, no movimento estudantil, durante a ditadura militar.

Após sua formatura em Letras com habilitação em língua portuguesa e francesa, foi aprovada no concurso público do Banco do Brasil, em 1983, onde continuou sua atuação política, como presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí. E foi no meio sindical que conheceu Wellington Dias, então funcionário da Caixa Econômica Federal. E aqui a história reflete o que ocorreria novamente em 2022, foi sua vice na eleição para o Sindicato dos Bancários do Piauí, para o qual foram eleitos, e assumiu a presidência do órgão após a saída de Dias.

Senado

A presença de Regina Sousa no Senado Federal, foi marcada por ataques e questionamentos, mulher negra e simples, apesar da trajetória política, teve sua inteligência e capacidade questionada por inúmeras vezes.

Um dos episódios mais marcantes foi quando o humorista Danilo Gentili comparou Regina Sousa a uma “tia do café”. Em outra ocasião, a senadora foi chamada de “anta”, “gentalha” e “semianalfabeta”, pela então jornalista Joice Hasselman, em um vídeo gravado na galeria do plenário. À época a senadora se emocionou após recusa da justiça em retirar o vídeo do ar.

“Eu fico pensando: o que esse colegiado acha que eu sou gentalha, anta? Só pode. Um vídeo que já foi visto por muitas pessoas, e eles querem que seja visto de novo”, falou entre lágrimas.

De volta ao Piauí

Com a vitória de Wellington Dias para governador, pela quarta vez, Regina foi empossada como vice-governadora em 2019, durante esse período, assumiu diversas vezes o governo, durante ausências de Wellington, fato que agora será em definitivo até dezembro de 2022.

  

De quebradeira de coco a governadora, conheça a trajetória de Regina Sousa
Reprodução

   

Regina será empossada como governadora do Piauí nesta quinta-feira (31). “Eu me sinto feliz. Será um desafio e tanto, não apenas por ser mulher. Para qualquer um, seja homem ou mulher, assumir um Estado, uma cidade, um país, cuidar da vida do povo, é muita responsabilidade. Estou preparada, pensando em coisas que eu possa desenvolver e que tenham a ver com meu jeito, com minhas metas, com minhas causas”, disse.

Matéria relacionada:

De quebradeira de coco a governadora, conheça a trajetória de Regina Sousa


Dê sua opinião:

Fique conectado