📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
(Atualizada às 15h14)
Após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região arquivar o inquérito que apurava denúncias na Secretaria de Cultura do Piauí, o deputado Fábio Novo (PT) pontuou que espera um pedido de desculpas do prefeito Silvio Mendes (UB). Em sua conta no “X”, antigo Twitter, o parlamentar comentou sobre os prejuízos da investigação para sua campanha no último pleito municipal.
Novo destacou que o estrago eleitoral comprometeu a eleição, pois as pesquisas indicavam sua vitória. Na época, o até então secretário Carlos Anchieta pediu desligamento da pasta para preparar a defesa no processo que investigava o suposto esquema de lavagem de dinheiro em editais culturais da Secult.
O deputado escreveu ainda que a operação foi ‘espalhafatosa, com direito a vazamento de informações sigilosas e ocultação de provas’, sendo elas amplamente repercutidas no programa eleitoral de TV de Silvio Mendes.
“A operação espalhafatosa, com direito a vazamento de informações sigilosas e ocultação de provas, desequilibrou o pleito. Em setembro, meu principal adversário usou o inquérito anulado, exaustivamente em seu programa eleitoral de TV para macular minha imagem e honra. O tempo passou! A verdade aflorou! O estrago eleitoral comprometeu o pleito, pq as pesquisas indicavam nossa vitória! Hoje a honra e a alma estão lavadas. Não desejo isso para ninguém! Nem para meus adversários políticos. A eleição não pode ser um vale-tudo! Investigações devem ser feitas, mas com isenção, sem paixões políticas e com um único objetivo: a verdade dos fatos! Espero, no mínimo, um pedido de desculpas do Dr. Silvio Mendes!”, escreveu.
Deputado fez coletiva
O inquérito teve grande repercussão e explodiu em pleno período das eleições para prefeito de Teresina em 2024. Fábio Novo, que era ligado a Carlos Anchieta, alegou que foi prejudicado com a investigação e acabou sendo derrotado na disputa municipal contra Silvio Mendes, do União Brasil.
Durante coletiva realizada nesta quinta-feira (13), Novo se emocionou. Novo negou que tenha convocado a imprensa como uma forma de palanque para uma possível disputa à prefeitura em 2028. O prefeito Silvio Mendes não vai se pronunciar sobre o caso, segundo informou a coluna da jornalista Lídia Brito.
Divulgação
Fonte: Portal A10+