Campanha de Lula discute transição de governo com ministro Ciro Nogueira - Política
LIGAÇÃO

Campanha de Lula discute transição de governo com ministro Ciro Nogueira

Ligação foi o primeiro contato oficial entre a equipe do presidente eleito e a do atual governo


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O coordenador de Comunicação da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, Edinho Silva, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, já entraram em contato com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para tratar da transição de governo.

Edinho divulgou nota em que falou sobre a conversa. Ele disse que ligou para Ciro Nogueira a pedido do próprio ministro. "Mantive contato na tarde desta segunda-feira com o Ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, a pedido do próprio, que de imediato se dispôs a conduzir o processo de transição representando o atual governo Bolsonaro", relatou Edinho, que também é prefeito de Araraquara.

  

Campanha de Lula discute transição de governo com ministro Ciro Nogueira
Anna Paula Couto / A10+

  

O gestor classificou a postura de Nogueira, aliado de Bolsonaro, como "republicana e democrática".

"De imediato, repassei a informação para a deputada federal Gleisi Hoffmann, nossa coordenadora da campanha Lula presidente, para que os encaminhamentos necessários fossem combinados. Ressalto aqui a postura republicana e democrática do ministro Ciro Nogueira”, completou.

Depois de receber o retorno de Edinho, a deputada Gleisi Hoffmann ligou para o piauiense Ciro Nogueira. Segundo ela, o ministro reforçou a disposição em ajudar na transição e disse que aguarda uma indicação do presidente Jair Bolsonaro sobre quem será o coordenador desse processo.

Gleisi relatou ainda que a equipe do presidente eleito também está escolhendo nomes para atuar na transição. De acordo com a presidente do PT, "foram algus passos para construir essa ponte de comunicação".

Como funciona?

A transição de governo é prevista em lei. O presidente eleito tem direito a montar uma equipe que, junto com a administração que está de saída, acompanha dados do governo e traça estratégias para o início do mandato, que começa no dia 1º de janeiro.

Lula, do PT, foi declarado vencedor das eleições pelo TSE às 19h57 do domingo (30). Na noite desta segunda, 24 horas depois, o presidente Jair Bolsonaro ainda não havia se manifestado sobre o resultado e nem ligou para Lula. Tradicionalmente, candidatos derrotados costumam ligar para os vencedores.

*Com informações do g1

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado