CCJ aprova PEC que acaba com reeleição para presidência da Alepi - Política
NO PIAUÍ

CCJ aprova PEC que acaba com reeleição para presidência da Alepi

A aprovação tem repercussão direta no acordo que vem sendo costurado para uma eleição de consenso


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)  da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta terça-feira (27) um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece o fim da reeleição para a presidência da Casa.

A PEC garante uma maior segurança ao impedimento da reeleição. A aprovação tem repercussão direta no acordo que vem sendo costurado para uma eleição de consenso na presidência da Alepi em 2023. Ficou decidido que o deputado Franzé Silva (PT) assumirá como presidente no primeiro biênio [2023-2024] e depois Severo Eulálio (MDB) assume para o mandato 2025-2026.

  

CCJ aprova PEC que acaba com reeleição para presidência da Alepi
Jade Araújo / A10+

   

Ainda na sessão, foi aprovado o projeto de resolução do deputado João Madson que permitirá a eleição para dois biênios na Alepi em um único dia. A reunião onde o projeto seria votado apenas na última semana havia sido adiada por falta de consenso entre os parlamentares.

"Isso vai dar oportunidade a outras pessoas de serem presidente desta Casa. O acordo foi selado, tudo caminhou para um consenso. Fico feliz em dizer da nossa satisfação em selar esse acordo para que a gente faça as duas eleições no mesmo dia. Nosso candidato é o Severo Eulálio, e do primeiro biênio, Franzé", explicou o deputado em entrevista à imprensa.

O deputado estadual Themístocles Filho (MDB) confirmou ainda que fica à frente da Alepi como presidente até 31 de dezembro. Depois, ele deixa o cargo para assumir, a partir de 1º de janeiro de 2023, como vice-governador do Piauí.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado