Com 28 votos, Enzo Samuel é eleito presidente da Câmara Municipal de Teresina - Política
ELEIÇÃO

Com 28 votos, Enzo Samuel é eleito presidente da Câmara Municipal de Teresina

A eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (15); Pollyana Rocha é vice


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h36)

O vereador Enzo Samuel (PDT) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Teresina para o biênio 2023/2024 com 28 votos favoráveis dos 29 vereadores da Casa. A eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), menos de 24 horas depois de ter sido anunciada a antecipação do processo. 

O pedetista terá como vice a vereadora Pollyanna Rocha, do Partido Verde. O segundo vice-presidente é Markim Costa. O primeiro-secretário é o vereador Paulo Lopes (PSDB), membro do bloco da oposição. O vereador Dudu (PT) que havia criticado a antecipação da eleição também votou a favor de Enzo.

  

Com 28 votos, Enzo Samuel é eleito presidente da Câmara Municipal de Teresina
Ascom

Em entrevista à imprensa, o vereador Enzo Samuel destacou que o processo foi legal. O novo presidente da Câmara detalhou as articulações que ocorreram nas últimas horas pela escolha do seu nome. O objetivo, até então, era que Enzo fosse escolhido por unanimidade pelos vereadores. 

"Aqui é um processo legal. É preciso estabelecer que o regimento prevê que a eleição pode acontecer, se não me engano, até a última sessão de cada semestre. Ontem o dia todo houve articulações, da ideia de construção ou não de chapa, de quem seria candidato ou não, qual seriam os nomes para compor chapas, conversas com partidos, com vereadores e com representantes. Foi um processo democrático como já aconteceu em muitos lugares, respeitando aqui um parlamento. Eu não sou candidato de mim mesmo, eu sou candidato de um grupo, então foi uma construção", disse.

Após vitória, Enzo Samuel agradece prefeito Dr. Pessoa

O vereador Enzo Samuel também fez agradecimentos ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos). Ele afirmou que, ao contrário do que estava sendo repercutindo nos bastidores, não houve interferência em barrar seu nome à presidência da Câmara.

"Em relação a prefeitura, fica aqui todo o meu respeito ao Dr. Pessoa, ele sempre me disse que a Câmara é um poder independente e autônomo da nossa cidade e assim foi. Não houve interferência alguma, pelo contrário, recebi mensagem de apoio do prefeito Dr. Pessoa. Registrar aqui também meus agradecimentos ao vice-prefeito Robert Rios. A prefeitura se comportou com deve se comportar", completou.

Apenas o vereador Ismael Silva (PSD) votou contrário. Ele destacou que foi contra o processo eleitoral sucedido e não contra a chapa. Em entrevista à imprensa, o vereador citou que Renato Berger gostaria de estar concorrendo, mas que por trâmites legais, não pôde disputar à presidência da Câmara Municipal.

"Nós entendemos que não havia motivo para essa celeridade, para esse regime de urgência que foi aprovado e também gera um prejuízo ao debate, para gente ouvir as propostas, outros colegas estariam candidatos, o próprio colega vereador Renato Berger, que está licenciado, tinha interesse de estar candidato, mas ficou inviabilizado a possibilidade diante do trâmite das eleições", declarou Ismael Silva.

 

Mesmo votando contra, Ismael Silva afirma que não vai recorrer

Ainda em entrevista, Ismael Silva relatou que não pretende judicializar o processo eleitoral. Ele destacou que o próprio regimento interno da Câmara permite a antecipação da eleição.

"Judicializar não porque o próprio regimento interno já autoriza a antecipação do processo eleitoral. A única coisa que sempre questionei, dessa antecipação, foi a justificativa com relação as eleições de 2022 para gerar prejuízo e eu acho que quem está comprometido com a cidade de Teresina, quem está hoje com o mandato de vereador em Teresina não vai abrir mão dos trabalhos na Câmara para trabalhar em campanha eleitoral", disse.

Por fim, o vereador pontuou que não tem interesse em participar da mesa diretora. Ismael explanou que só questionou a falta de debate e tempo para ouvir a proposta de possíveis novos candidatos à presidência da Câmara.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) parabenizou o vereador Enzo Samuel (PDT) pela vitória.

Veja abaixo a nota

O prefeito de Teresina, doutor Pessoa parabeniza o vereador Enzo Samuel (PDT), pela eleição para a presidência da Câmara Municipal. O prefeito ressalta a competência e qualificação    técnica do vereador, que certamente conduzirá com maestria os destinos do legislativo municipal no próximo ano. Doutor Pessoa parabeniza ainda os parlamentares pela independência e altivez com que os trabalhos tem sido conduzidos naquela casa sempre em harmonia com o poder executivo municipal.

  

Após vitória, Enzo Samuel foi recebido pelo prefeito Dr. Pessoa no Palácio da Cidade Rômulo Piauilino / Semcom
   

Veja a composição da Mesa Diretora: 

Presidente: Enzo Samuel (PDT)
Vice-presidente: Pollyanna (PV)
Segundo vice: Markim Costa (sem partido)
Primeiro secretário: Paulo Lopes (PSDB)
Segundo Secretário: Elzuila Calisto (PT)
Terceiro Secretário: Valdemir Virgino (PP)
Quarto secretário: Venício Ferreira (sem partido)
Corregedor: Bruno Vilarinho (PTB)
Ouvidor: Roberval Queiroz (sem partido)
Primeira suplente: Thanandra
Segundo suplente: Fernanda Gomes (Solidariedade)

Entenda o caso

A eleição da Mesa Diretora poderia ser realizada até o dia 31 de dezembro, quando terminava o mandato do atual presidente, Jeová Alencar (Republicanos). Na terça-feira (14), os vereadores de Teresina aprovaram o requerimento que antecipou a eleição da presidência da Câmara Municipal para quarta-feira (15). A proposição foi feita pelo vereador Deolindo Moura (PT).

  

Vereadores antecipam eleição para presidência da Câmara Municipal

   

O documento foi aprovado com apenas duas abstenções: Dudu Borges (PT) e Ismael Silva (PSD). No requerimento, Deolindo alegou que a antecipação é necessária, pois, segundo o parlamentar, poderá haver prejuízo à atividade Legislativa em razão do período eleitoral que ocorre este ano.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado