📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o projeto de lei da deputada Bárbara do Firmino (PP) que trata do adestramento de cães farejadores pelas Forças de Segurança do Estado. A matéria ainda deve ser analisada na Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente e no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Para os treinamentos dos cães, o judiciário poderá autorizar a cessão de drogas ilícitas apreendidas, de explosivos e, de forma temporária, de cadáveres e membros não utilizados pelas escolas de medicina. Fica permitido também firmar convênios com órgãos federais e municipais e com universidades.
“Para um mais eficiente adestramento dos cães, os odores utilizados no treinamento precisam ser o mais próximo possível das substâncias ou objetos que eles precisam localizar, sendo que os órgãos das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros do Estado especializados nesse treinamento têm grande dificuldade de obter, por limitações processuais, as substâncias entorpecentes ou mesmo os cadáveres para esse treinamento”, explica Bárbara do Firmino.
Fonte: Portal A10+