De olho na Prefeitura de Teresina, Ciro Nogueira reúne lideranças do PP; veja cotados - Política
ELEIÇÕES

De olho na Prefeitura de Teresina, Ciro Nogueira reúne lideranças do PP; veja cotados

Em entrevista à imprensa, Ciro falou sobre os possíveis cotados para a disputa municipal


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h12)

O senador Ciro Nogueira reuniu lideranças do Progressistas na manhã desta segunda-feira (06). O objetivo do encontro foi alinhar as primeiras estratégias do período eleitoral de 2024 nos municípios do estado, em especial, Teresina. Quatro nomes são avaliados pelo partido para a Prefeitura de Teresina, são eles: Bárbara do Firmino, Joel Rodrigues, Átila Filho e Elmano Férrer.

Em entrevista à imprensa, Ciro falou sobre os possíveis cotados para a disputa municipal e a importância de partidos de oposição se unirem na tentativa de derrotar o atual prefeito, Dr. Pessoa (Republicanos) nas eleições de 2024. O encontro contou com a participação de deputados federais e estaduais do PP, além de lideranças da sigla.

  

Ciro Nogueira, senador da República Jade Araújo / A10+

   

"Começar a discutir as estratégias de como conduzir e nos fortalecer cada dia mais. Tanto na capital quanto no interior. Convidei algumas pessoas que têm identificação com a capital, que colocaram seus nomes para ser candidato a prefeito por outros partidos aliados, pra gente começar a discutir e traçar critérios, cenários pra fazer uma boa escolha e estarmos fortes nas eleições, principalmente aqui na capital do estado", disse Ciro.

O senador afirmou ainda em entrevista que existe a possibilidade do Progressistas apoiar outro nome, que não seja do partido, na disputa municipal em 2024. Ciro destacou que tudo vai depender de pesquisas e quem estiver melhor posicionado. Ele citou, por exemplo, o nome de Bárbara Soares, eleita deputada estadual e que é apontada como um dos nomes para a disputa municipal, principalmente pelo legado de ser filha do ex-prefeito Firmino Filho.

"De forma nenhuma [sobre ser só candidato do PP na disputa]. Política não se faz com exigências partidárias, eu acho que o nome que tem dedicação popular, que tenha potencial eleitoral, é lógico que tem uma história de oposição tanto à Prefeitura quanto ao Governo do Estado. A Bárbara é uma opção, pela história, pela forma como ela conduziu a campanha dela, jovem deputada e acho que existe um sentimento na capital - não vou negar - pelo que o pai dela representou, pela história desse partido que era o PSDB, mas o grupo político que era Firmino e Sílvio, fizeram na capital nos últimos 30 anos. Então ela é um nome fortíssimo, mas está sendo muito considerável", explicou o senador.

  

Elmano Férrer Jade Araújo / A10+

   

Em entrevista à imprensa, o ex-senador Elmano Férrer falou sobre seu nome ser um dos cotados para a Prefeitura de Teresina em 2024. Ele destacou que está à disposição do partido e que seu objetivo é continuar trabalhando por Teresina.

"Queremos que Teresina continue crescendo e as pessoas sendo assistidas em áreas fundamentais, como é o transporte coletivo e saúde. O véin continua firme, querendo servir e trabalhar. Trabalhar Teresina é um dever e obrigação. O véin tá com muita energia e disposição pra tudo e se for convocado o véin tá firme", comentou.

Durante a reunião, a deputada estadual Bárbara do Firmino (PP) rebateu declaração de um membro do PSDB de que ela estaria indo rápido demais no desejo de ser candidata a prefeita de Teresina. A médica foi eleita pela primeira vez nas eleições de 2022 e, desde então, seu nome é um dos mais cotados para a disputa municipal.

  

Bárbara do Firmino, deputada estadual Jade Araújo / A10+

   

"Não existe nenhuma pressa da minha parte. Quem escolhe [candidato] é a população. Eles que irão decidir e votar. Estarei sempre presente no que for relacionado a Teresina, andando nos bairros e por todo o Piauí. Não há hoje em dia responsabilidade com a gestão pública, não há controle financeiro e não têm pessoas que querem resolver. Isso sentimos falta da época do prefeito Firmino que colocava, na maioria dos cargos, técnicos e pessoas responsáveis. A Prefeitura perde muitos recursos federais, por falta de administração e por falta de gestão. Não sabem gerir o patrimônio público. Meu nome está à disposição, mas quem vai decidir é a população teresinense", declarou Bárbara.

  

De olho na Prefeitura de Teresina, Ciro Nogueira reúne lideranças do PP Jade Araújo / A10+

   

Ainda durante entrevista, a deputada estadual negou a possibilidade - pelo menos por enquanto - de mudança de partido. O PSDB (partido do qual Firmino Filho fez parte) teria interesse em Bárbara como candidata a prefeita, principalmente para tentar resgatar a história e legado do ex-prefeito através da filha. "Tem uma enorme gratidão [por Ciro] e estamos firmes e juntos. Nada está definido, mas estamos trabalhando para firmar nosso mandato", completou.

  

Joel Rodrigues Jade Araújo / A10+

   

O ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (PP) - um dos cotados para a PMT - também falou sobre a reunião e as estratégias da sigla para o pleito municipal em 2024. Ele afirmou que o escolhido do partido terá que buscar um diálogo com outras siglas para o fortalecimento da candidatura no ano que vem. 

"Esse momento é onde vamos estar oficializando esse debate de 2024, começando em Teresina, com os principais líderes reunidos e estabelecendo critérios. A ideia é que o partido tenha seu nome e esse nome vai buscar o diálogo junto com as demais forças políticas, principalmente as que tiveram juntos em 2022, como Sílvio, do União Brasil, e o PSDB", disse Joel Rodrigues, presidente estadual do PP em entrevista à imprensa.

A reunião de Ciro Nogueira com os possíveis candidatos a prefeito de Teresina foi de portas fechadas. A expectativa é o que Progressistas analise os nomes e escolha um deles até o segundo semestre de 2023.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado