📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O deputado federal Francisco Costa (PT) esteve nesta sexta-feira (14), no telejornal Bancada Piauí, na TV Antena 10, e comentou sobre a disputa política para as eleições da Prefeitura de Teresina em 2024. O parlamentar citou os principais nomes do PT, mas disse que tudo ainda vai ser conversado e avaliado.
Segundo o deputado, o PT está com quatro nomes de possíveis pré-candidatos, mas lembrou também que seu partido faz parte da ‘Federação Brasil da Esperança’ ao lado do PV e PC do B e que juntos eles podem lançar apenas um nome para a disputa eleitoral.
Laura Parente/ A10+
“O PT sempre teve essa marca de apresentar opções em Teresina, não é a primeira vez que isso acontece. São quatro valorosos nomes como o deputado Merlong, Dr. Vinícius, Fábio Novo, e o deputado Franzé. Cada um tem sua característica, seu perfil e busca apresentar seu nome. O PT é sempre assim, tem sempre as discussões, coloca as suas intenções, mas ao final quando se toma uma decisão se costuma andar unido. Tem que analisar quem tem o melhor perfil para se apresentar como candidato, tem que pensar o que o eleitorado está esperando para o próximo prefeito, pensar quem compreende e agrega o eleitorado”, explicou.
Além dos partidos da federação, o deputado lembro ainda que existem outros partidos políticos que se aliaram ao PT pela disputa ao governo do estado. “O PT também tem que dialogar com outras forças politicas que estiveram também no palanque do governador Rafael, tem outros pré-candidatos de outros partidos. A minha defesa é que tenhamos ainda no primeiro turno uma coalizão de forças para ter um nome mais competitivo. Sei que não é fácil, cada partido tem sua intenção, proposta e nomes, mas se tiver essa possibilidade de trabalhar essa convergência seria o ideal, mas primeiro o PT tem que fazer sua parte de buscar fazer a unidade com o melhor nome que compreende uma possibilidade maior de ser mais competitivo”.
Há muitos anos o Partido dos Trabalhadores não elege um candidato para a Prefeitura do Piauí, que foi gerida por muitos mandatos pelo PSDB e agora pelo Republicanos com Dr. Pessoa. O deputado acredita que o cenário político nesses últimos anos está diferente e que isso pode favorecer o PT na escola.
“Essa eleição é uma eleição onde existe uma possibilidade porque o povo de Teresina escolheu fazer uma mudança no grupo político que já fazia sua gestão porque os problemas da cidade não tinham solução, então fez uma opção por uma alternativa. Os problemas não foram resolvidos, a população continua com os mesmos problemas e alguns deles até agravaram, então é um momento que se apresenta aí uma nova possibilidade”, explicou.
Fonte: Portal A10+