📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O deputado federal do Piauí, Marcos Aurélio Sampaio (PSD), apresentou um projeto de lei para criminalizar a prática do “grau” e os chamados “rolezinhos” em vias públicas. A proposta modifica o Código de Trânsito Brasileiro e prevê penas de até dez anos de prisão em casos de acidentes com morte.
O projeto propõe que quem for flagrado realizando essas manobras poderá ser condenado a penas de dois a quatro anos de reclusão, além do pagamento de multa. Caso a infração ocorra em locais de grande movimentação, como avenidas e rodovias, a punição poderá ser ampliada em 50%.
Reprodução
A pena pode chegar a seis anos de prisão caso a prática do grau resulte em ferimentos. Já nos casos em que houver vítimas fatais, o infrator poderá ser condenado a até dez anos de reclusão, e o veículo utilizado será confiscado pelo Estado.
Além disso, a proposta prevê sanções para quem divulgar imagens e vídeos dessas práticas nas redes sociais. O responsável pela publicação poderá ser penalizado com reclusão de um a três anos, além de multa.
Praticantes pedem local para praticar o "Grau"
O influencer Itallo Bruno voltou a cobrar das autoridades a criação de um espaço destinado aos praticantes de grau realizarem suas manobras com segurança. O vídeo foi divulgado após a Polícia Civil do Piauí intensificar operações contra manobras perigosas em todo o estado. Na gravação, compartilhada na noite de sexta-feira (28), ele menciona estar há sete meses sem praticar o que ele classifica como “esporte”.
“Depois de sete meses sem praticar o esporte que eu mais amo, hoje eu vim falar sobre esse assunto. Sei que é um momento muito delicado... Você que está na luta por essa causa, faça com que esse vídeo chegue até as autoridades competentes para que possam nos ajudar. Nosso maior sonho é apenas um espaço. Nós não queremos colocar a vida do próximo em risco", disse.
Itallo Bruno afirmou que os praticantes deixaram de realizar o "grau" em vias públicas e destacou que espera que os jovens consigam um espaço adequado para a prática.
Fonte: Portal A10+ com informações da Revista AZ