📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Câmara Municipal de Teresina votou e aprovou nesta terça-feira (04) o Projeto de Lei que proíbe gradativamente a circulação de meio de transporte por tração animal em Teresina. O projeto, de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas, já vem sendo colocado em pauta há alguns anos e divide opiniões.
Em entrevista à imprensa, Thanandra falou que a aprovação é a realização de um sonho. “Eu estou muito feliz porque é um sonho meu desde criança e eu estou aqui para representar que não tem voz, que são os animais. Quero dizer que ninguém vai ficar desempregado, passar fome, é só pra acabar com o sofrimento dos animais. Não é justo, eu vejo todo dia os animais debilitados. Esses animais podem ir pra centros de ecoterapia, podem ser adotados”, explicou.
O projeto sempre recebeu amplas críticas por parte dos carroceiros, que afirmam que após a aprovação da lei a grande maioria dos trabalhadores ficarão desempregados. Segundo Thanandra, o papel da Prefeitura agora é capacitar e apresentar soluções para que essas pessoas continuem realizando seus serviços, mas sem a utilização de animais.
“A Prefeitura vai ter que qualificar essas pessoas, quem quiser ser carroceiro só não vai usar o animal, mas tem cavalo de lata, tem a moto com caçamba acoplada. Quem não tiver estudo para ter carteira de motorista, tem a opção de bicicleta com motor”, disse a vereadora.
Sob lágrimas, a categoria protestou contra a aprovação nesta terça-feira. Segundo a presidente da Associação dos Carroceiros de Teresina, Tina Lima, os trabalhadores buscarão a ajuda da Prefeitura para um possível veto.
“São milhares de pais de família que vão ficar desempregados. Esses vereadores acabaram com a vida dessas pessoas. A gente vai pra frente da Prefeitura, ver o que o prefeito vai fazer. Não tem emprego nem pra quem tem estudo, imagina para esses pais de família que não tem estudo. A única coisa que eles sabem é trabalhar com carroça”, finalizou.
Fonte: Portal A10+