📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O presidente da Câmara Municipal de Teresina (CMT), o vereador Enzo Samuel (PDT), esteve nesta segunda-feira (03), no programa Bancada Piauí, da TV Antena 10, e falou sobre sua atuação como presidente da Casa, sobre as ações que a Câmara está tomando para resolver o problema do transporte coletivo e sobre sua possível candidatura à prefeitura da Capital.
O vereador destacou que como presidente da Casa pretende aproximar-se da população através de projetos como o ‘Câmara em Ação’ e das Audiências Públicas Itinerantes que, segundo ele, têm como objetivo ouvir os problemas dos moradores de Teresina.
“As Audiências Públicas Itinerantes ocorrem a cada 15 dias, às sextas-feiras, e o Câmara em Ação a cada 60 dias. Nós iremos percorrer todas as regiões de Teresina; já passamos pela zona Norte, Sudeste e o próximo será o Torquato Neto, zona Sul da capital, que é uma região que a gente recebe muitas reclamações de dificuldade de acesso aos serviços públicos e outros serviços”, destacou.
Transporte coletivo
Ao ser questionado por telespectadores sobre as ações dos vereadores em relação aos problemas no transporte público de Teresina, o vereador contou que a Câmara está elencando ações para solucionar os problemas, citou também a CPI dos transportes e falou sobre investimentos para a melhoria do sistema.
“Hoje a Câmara é um poder independente, em nenhum momento nós nos furtamos de debater os problemas de Teresina. Primeiro entender que o prefeito foi eleito por maioria popular, não foi os vereadores que elegeram, todavia naquilo que é necessário a Câmara tem se posicionado. Exemplo, a questão dos transporte de ônibus, nós travamos a CPI, remanejamos o orçamento para parte da Strans para poder melhorar, essa ideia de aumentar o número de ônibus foi uma carta apresentada pela Câmara para resolver o problema em caráter de emergência”, elencou.
Samuel também destacou que defende a realização de um estudo dentro do sistema de transporte para a partir disso tomar as medidas para solucionar os problemas e trazer qualidade aos usuários do transporte coletivo.
Disputa municipal em 2024
Em relação à disputa para a prefeitura de Teresina, Enzo Samuel voltou a destacar que seu nome está disponível para ser lançado, mas, segundo ele, só será candidato se isso for a vontade da população.
“Meu nome está à disposição, agora quem vai dizer isso no final é o povo de Teresina. Quero dizer que estamos trabalhando muito, percorrendo muito Teresina, apresentando soluções na ideia de colocar nosso nome à disposição, mas lógico que o que vai prevalecer é a vontade do povo”, disse.
Escola do Legislativo Municipal
A Câmara Municipal inaugurou nesta segunda-feira (03) a Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho, com objetivo de promover treinamentos e capacitação para os servidores públicos, parlamentares e para a população em geral. Enzo Samuel comentou a homenagem ao ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho.
“Firmino tem um legado que ele deixou em Teresina e eu acho que o principal legado dele não são as obras, é o amor que existia no olhar dele por nossa cidade, você percebia isso no Firmino… acho que hoje foi a mais bela homenagem que nós já fizemos, porque o Firmino acreditava na educação… e muito belo o Firmino receber esse nome da Escola do Legislativo Municipal”, disse.
As inscrições para Escola do Legislativo vão iniciar a partir de julho e seguem até o dia 10 de agosto.
Fonte: Portal A10+