Governadora autoriza criação de conselho para analisar permanência de Diego Melo na PM - Política
JULGAMENTO

Governadora autoriza criação de conselho para analisar permanência de Diego Melo na PM

Conselho tem o prazo de 90 dias para analisar capacidade do militar


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h56)

A governadora Regina Sousa (PT) assinou um decreto que constitui o conselho de justificação para apreciar, através do processo especial, a incapacidade do Coronel Diego Melo em permanecer na ativa. O documento aponta uma série de infrações supostamente cometidas pelo PM em 2019 e 2020.

A maior parte das infrações parte de publicações feitas nas redes sociais no ano de 2020, período que estava decretado isolamento social devido a pandemia da Covid-19. A instauração do conselho foi publicada no Diário Oficial dessa quinta-feira (15).

  

Coronel Diego Melo
Anna Paula Couto / A10+

  

A instituição do conselho deve deliberar se Diego Melo possui capacidade ou não de permanecer no quadro de oficiais da PM. Dos fatos e condutas citados no decreto estão filiação partidária, supostas práticas de crime e/ou transgressão disciplinar cometidos durante entrevistas veiculadas em emissoras de TV locais, discussão desrespeitosa com outro Oficial da PM-PI através de áudios em redes sociais, possível ofensa à honra e à imagem do Secretário de Estado da Segurança Pública, convocação de carreta estimulando o desrespeito às normas sanitárias de saúde causada pela Covid-19,além de publicação de folder com a fotografia do Governador do Estado à época acompanhada de texto agressivo contra o Chefe do Poder Executivo.

“Deverá ser processado, no âmbito do presente Conselho de Justificação, com independência de instância por ser acusado de ter procedido incorretamente no desempenho do cargo, tido conduta irregular e ter praticado atos que afetaram a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe, além de ter praticado atos que revelam incompatibilidade com a função militar estadual”, diz trecho do decreto.

O Conselho de Justificação será composto pelo Coronel Nelson Feitosa, presidente, Coronel Antoni Soares, interrogante-relator, e o Coronel Marcos de Sousa, escrivão. O conselho terá o prazo de 90 dias, prorrogável por 30, a critério do Comandante-Geral da PM. 

Neste ano, Diego Melo concorreu ao cargo de governador, mas desistiu da disputa a 3 dias do 1º turno das eleições. Na época ele resolveu apoiar Sílvio Mendes, candidato da oposição, contra Rafael Fonteles (PT).

Outro lado

Em rede social, o coronel Diego Melo afirmou que recebeu com "pesar" a criação do conselho e que, segundo ele, estaria sofrendo perseguição política.



Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado