Justiça de SP mantém condenação de Bolsonaro por atacar imprensa - Política
CONDENADO

Justiça de SP mantém condenação de Bolsonaro por atacar imprensa

Tribunal de Justiça de São Paulo reduziu valor da indenização que deve ser paga por Jair Bolsonaro por suas ofensas a imprensa


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Justiça de São Paulo condenou em segunda instância o ex-presidente Jair Bolsonaro por dano moral coletivo a jornalistas. A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo estabeleceu uma indenização de R$ 50 mil, que devem ir para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos.

  
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Alan Santos
 
 
 

Na decisão, os desembargadores reduziram a indenização estipulada em primeira instância, em junho de 2022. Na ocasião, o valor estabelecido pela 24ª Vara Cível da capital foi de R$ 100 mil.

A ação foi apresentada em abril de 2021 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, acusando Bolsonaro de praticar assédio moral a toda a categoria profissional, afrontando a imagem e honra dos jornalistas indistintamente durante seu mandato.

Em primeira instância, a defesa do ex-presidente disse que os comentários dele não são ilícitos, afirmando que constituem “apenas o seu direito de crítica a reportagens que, na sua visão, não representavam a verdade dos fatos, e que eram ofensivas e atentatórias à sua própria reputação”.

Na ocasião, a juíza Tamara Hochgreb Matos entendeu que Jair Bolsonaro abusou da liberdade de expressão para ofender jornalistas. A defesa do ex-presidente ainda não se manifestou pela decisão de segundo grau.

Fonte: Metrópoles


Dê sua opinião:

Fique conectado