“Quem comanda a prefeitura é a família dele”, declara Rios sobre denúncias contra prefeito - Política
COLETIVA

“Quem comanda a prefeitura é a família dele”, declara Rios sobre denúncias contra prefeito

Um dia após anunciar rompimento com prefeito, vice apresenta relatório aos vereadores com supostas irregularidades na gestão Dr. Pessoa


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, entregou na Câmara Municipal nesta quinta-feira (26) um relatório apontando atos ilícitos ocorridos na Fundação Municipal de Saúde (FMS) durante a gestão de Gilberto Albuquerque. Rios, afirma que no relatório R$ 84 milhões teriam sido utilizados sem empenho. Outra afirmação é que a prefeitura vem sendo comandada por familiares do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).

  

Robert Rios, vice-prefeito de Teresina
Jade Araujo / Portal A10+

   

O relatório apresentado aos vereadores ocorre um dia depois que Rios anunciou o rompimento com o prefeito Dr. Pessoa. Ele alegou que os familiares do gestor estariam com práticas incompatíveis com o que ele exerceu quando era delegado da Polícia Federal.

"Eu sou a única pessoa naquela prefeitura que não é nomeado pelo prefeito. Eu estou fazendo a minha missão. Eu fiz isso a vida toda. Eu estou fazendo minha parte, quem quiser faça a sua. Já foi comunicado a Polícia Federal, ao Tribunal de Contas do Estado, ao procurador de Justiça e estou comunicando agora a Câmara de Vereadores. Eu não tenho nenhuma raiva do Dr. Pessoa, pelo contrário, eu estou tentando salvar a cidade de Teresina. Dr. Pessoa não está no comando. Quem está no comando é a família dele. Quem está no comando é a esposa, um sobrinho, um filho, um genro. Ele não está comandando nada", afirma.

Robert Rios não divulgou o relatório, mas pontuou que não foram feitos empenhos, registro feito no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida, dentro da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

"O que aconteceu na Fundação Municipal de Saúde é muito mais grave do que vocês estão imaginando. Os hospitais de Teresina, postos de saúde, completamente desabastecidos, dezenas e dezenas de reuniões lá, não tinha medicamento, não tinha remédio. No HUT faltava gaze, faltava soro, tinha problema com oxigênio. Então os problemas gravíssimos da FMS. Era muito dinheiro gasto e não tinha remédio no sistema", relata Robert Rios.   

Questionado sobre o porquê das denuncias terem sido feitas agora, Robert Rios alegou que não é crime ter familiares na gestão, mas que a quantidade vem atrapalhando o funcionamento. 

  

Reunião entre vice-prefeito e vereadores Jade Araujo / Portal A10+

   

"Sou vice-prefeito de Teresina agora eu não acompanho mais a gestão. No momento que estou dizendo isso, estou me afastando da gestão, a não ser que o Dr. Pessoa seja iluminado e diga que o Robert está certo. Vou afastar essas pessoas daqui. Com essas pessoas lá eu não trabalho", conta. 

Após a apresentação das denúncias, Robert Rios se reuniu a portas fechadas com vereadores da capital para uma auditoria. Os parlamentares vão instalar uma comissão para analisar a documentação apresentada pelo vice e em seguida apresentar à Procuradoria da Câmara.

"Recebemos o documento, agora vamos analisar, encaminhar aos setores competentes dessa Casa, para que possamos analisar. O vice-prefeito manteve a mesma fala, como ele mesmo disse está apresentando indícios, materialidade, mas se precisa analisar. É muito prematuro falar em qualquer passo (impeachment)", relatou o presidente da Câmara, Enzo Samuel, à TV Antena 10. 

O rompimento ocorre em meio a uma crise no transporte público e críticas de aliados como o ex-vereador Jeová Alencar, eleito deputado estadual. À imprensa, Dr. Pessoa falou na última terça-feira (24) que "os incomodados..." dando a entender que deviam se retirar da gestão.

Atualmente compõem o primeiro escalão de Dr. Pessoa, seu filho, João Duarte, comandando a Eturb, que recentemente ampliou poderes, concentrando além de iluminação, asfaltamento e agora obras na capital. Já a Superintendência de Transito é comandada por Bruno Pessoa, seu sobrinho e sua esposa comandaria bastidores, indicando gestores, principalmente na área da Saúde. Além disso, o secretário de governo André Lopes também é sobrinho de Pessoa.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado