Luciano Nunes, do PSDB, desiste de pré-candidatura e anuncia apoio a Fábio Novo (PT) - Política
ELEIÇÃO

Luciano Nunes, do PSDB, desiste de pré-candidatura e anuncia apoio a Fábio Novo (PT)

Apoio foi formalizado na manhã desta segunda-feira (19) durante coletiva


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 12h02)

O ex-deputado Luciano Nunes (PSDB) anunciou na manhã desta segunda-feira (19), durante coletiva, apoio a Fábio Novo, do PT, na disputa à prefeitura de Teresina em 2024. Com isso, o tucano, que por vários anos foi oposição, se une ao grupo da base governista na tentativa de vencer o pleito municipal. 

Nunes abriu mão da candidatura própria para apoiar o Partido dos Trabalhadores que, desde o ano passado, tem buscado reunir o maior número de aliados na disputa municipal. Esta é mais uma baixa que o grupo de oposição sofre. No encontro, lideranças do PSDB e do PP marcaram presença na coletiva. Entre as figuras políticas, Marden Menezes, que também recentemente anunciou apoio a Novo, e Bárbara Soares, que pretendia concorrer ao cargo de prefeita, mas abriu mão para apoiar o PT. 

Fotos: Jade Araújo / Portal A10+ 

Durante coletiva, Fábio Novo relembrou que o PSDB já apoiou o PT em outras ocasiões, e citou que a união é necessária para reconstrução de Teresina. O pré-candidato a prefeito também destacou a aliança que Luiz Inácio Lula da Silva fez com Geraldo Alckmin, que por anos foi seu rival, na disputa à presidência da República em 2022. 

"Eu avalio que aqui foi uma decisão madura, pensando de forma civilizada e com muito espírito público. Em 1998 é bom lembrar que o PT esteve aliado do PSDB numa candidatura que teve Chico Geraldo e Antônio José Medeiros, em alguns pleitos municipais houveram também eleições que o PT e o PSDB estivessem juntos; um caso muito exemplar foi em Bom Jesus, onde aconteceu isso também no passado. Então nesse momento que a cidade passa por um momento muito difícil, que ela vai precisar construída, nós não podemos nos dar ao luxo de ter preconceitos, ideologias, políticas e partidárias estando acima do interesse maior que é o interesse da reconstrução da cidade. O melhor exemplo que você pode ver é o que nós tamos vivendo hoje no país, que foi uma frente ampla, criada pelo presidente Lula e que foi buscar Geraldo Alckmin que era do PSDB, alguém que veio compor na chapa com o presidente", disse Fábio Novo.

Fábio Novo disse que o diálogo é muito importante para sua tentativa de reconstrução da cidade e que por isso está disposto a conversar com todos e todas que também tem esse projeto, mesmo que sejam de partidos e com pensamentos diferentes.

 

Fábio Novo disse que vai buscar diálogo com membros da política teresinense
Jade Araújo/ A10+

 

“Neste momento de reconstruir a cidade cabe todos e todas que quiserem, que estejam bem intencionados nesse processo de reconstrução. Lembro de todas as vezes que mesmo estando em campos políticos opostos, o PT e o PSDB em Teresina esqueceram as diferenças políticas e pensaram na cidade e isso resultou em frutos, como o HUT, HU, Minha Casa Minha Vida, Ponte Estaiada… então, nós temos que ter essa capacidade na política de termos sim adversários, pensarmos diferentes, mas nós nunca poderemos ser adversários da cidade. Então, é isso que está nos movendo aqui hoje”. 

Embate com diretório municipal

A decisão de se unir a pré-candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT) abre um embate entre diretórios municipal e estadual do PSDB. De acordo com Luciano Nunes, presidente do diretório estadual, a decisão foi feita em conjunto e ela prevalecerá.

“O diretório municipal ja tomou a decisão há muito tempo de ser contrário a candidatura própria. Então a decisão do diretório estadual é a que prevalece. O diretório nacional tem acompanhado e está ciente da nossa decisão”.

Questionado sobre a decisão de Edson Melo em renegar o PT, Luciano Nunes demonstra estranheza ao fato.

 

O ex-deputado Luciano Nunes (PSDB)
Jade Araújo/ A10+

 

“Eu estranho um pouco essa atitude do vereador porque ele foi o primeiro a conversar com o deputado Fábio Novo, ainda no ano passado, e eu estou conversando agora. Mas acho que vivemos em uma democracia, diversidade de opiniões, as instituições partidárias estão aí para dirimir eventuais problemas. Estamos aqui em um decisão coletiva”, afirma Luciano Nunes.

Para o pré-candidato Fábio Novo, a busca será por diálogo com diretório municipal do PSDB. “Vou. O meu papel que eu tenho feito até hoje é dialogar, mostrar para as pessoas. Eu quero lembrar que o vereador Edson Melo, aos meus 18 anos foi quem fez a minha primeira filiação partidária junto com Firmino no PSDB, então ele é meu amigo. Ele hoje está em um partido que pensa diferente do meu? Sim, mas ele não é meu inimigo, pode ter diferenças políticas comigo. E a capacidade de superar essa diferença politica é um sentimento muito nobre que você vai ter quando você está pensando na cidade. Nós estamos pensando na reconstrução da cidade”, encerra Fábio Novo.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado