Presidente Lula nomeia filho do senador Marcelo Castro para comandar a Codevasf no Piauí - Política
POLÍTICA

Presidente Lula nomeia filho do senador Marcelo Castro para comandar a Codevasf no Piauí

A nomeação ocorreu nessa quarta-feira (12); o comando nacional da estatal foi mantido pela gestão Lula


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou na quarta-feira (12) para o comando da Codevasf no Piauí o engenheiro agrônomo Marcelo Vaz da Costa e Castro, filho do senador Marcelo Castro (MDB-PI).

A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) foi entregue pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao centrão, mudou vocação e passou a escoar verbas de emendas em obras de pavimentação e maquinários, como tratores. O comando nacional da estatal foi mantido pela gestão Lula, que promove mudanças em diretorias e nas superintendências estaduais para conseguir apoio no Congresso Nacional.

  

Senador Marcelo Castro
Marcelo Camargo/Agência Brasil

   

O senador Marcelo Castro foi um aliado de Lula durante a campanha eleitoral e no intervalo até a posse. O parlamentar encaixou propostas do petista no Orçamento de 2023, como o aumento do Bolsa Família e a recomposição do Farmácia Popular.

Além de relator-geral do Orçamento de 2023, o parlamentar comanda a distribuição justamente de parte das verbas que são destinadas à estatal federal. Isso porque ele preside a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, colegiado define o destino de R$ 6,5 bilhões em emendas neste ano.

No começo de janeiro, o senador disse que o filho tem qualificação necessária para comandar a estatal no estado. "Agrônomo, irrigante, plantador de banana, tem uma longa experiência com a agricultura irrigada, que é uma das áreas pelo qual a Codevasf foi criada", disse ele, referindo-se ao filho.

As trocas na cúpula da Codevasf fazem parte da estratégia do Palácio do Planalto de negociar cargos no varejo com parlamentares para tentar ampliar a base de apoio no Congresso.

Fonte: Folhapress/Mateus Vargas


Dê sua opinião:

Fique conectado