Reeleito, Fábio Novo defende escola em tempo integral e cita ações para novo mandato - Política
MANDATO

Reeleito, Fábio Novo defende escola em tempo integral e cita ações para novo mandato

Petista fez uma avaliação do cenário local e teceu elogios ao governador eleito do Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Reeleito, o deputado estadual Fábio Novo (PT) participou da Bancada Piauí nesta quarta-feira (12), denunciou a compra de votos nas eleições, citou os focos de seu mandato e fez uma análise de como será a gestão de Rafael Fonteles como governador eleito a partir de janeiro de 2023.

O petista, reeleito com mais de 35 mil votos, fez uma análise do processo eleitoral do estado e criticou a compra de votos, que é crime eleitoral, e disse que por conta do empobrecimento da população a venda de votos surgiu como uma oportunidade para candidatos. 

Reeleito, Fábio Novo defende escola em tempo integral e cita ações para novo mandato
Lyza Bastos/ TV Antena 10


“Foi uma eleição atípica, que é a nossa eleição no período pós-pandemia. É uma eleição que as pessoas estão mais pobres, a gente pôde notar com a população mais pobre, o voto, principalmente, nas camadas sociais da periferia, das cidades mais pobres, mais vulneráveis e eu não via isso nas campanhas passadas… e isso de certa forma faz com que o voto fique mais vulnerável e claro, aqueles políticos mais abastados com mais dinheiro que usam esse método da compra de votos fazer com que avancem nesse tipo de armadilha, encruzilhada, digamos assim, pra compra do voto”, comentou.

O parlamentar afirmou ainda que a prática é uma realidade e que partidos usam do método como meta para atingir determinado percentual de votos.

“Todos nós sabemos que existiu compra de votos, todos nós sabemos como muitos encaram a eleição, a gente sabe que muita gente faz metas e ter tantos votos em função de cabos eleitorais que são comprados, lideranças que pedem valor X.  Infelizmente, a Justiça Eleitoral e outros órgãos de controle não conseguiram ver essa situação que não é só no Piauí, mas em todo o restante do Brasil”, relatou.

Focos do mandato

Fábio, que já autou como secretário de cultura, disse que vai continuar o trabalho de incentivo à cultura. Além disso, listou os projetos do que chamou de “revolução cultural”.

“A cultura foi uma bandeira [do mandato] e nós fomos convidados pelo governador Wellington para a pasta. A gente fez uma revolução cultural nesse estado, recuperando museus, teatros, bibliotecas e transformando e ressignificando espaços abandonados… cito como exemplo Avelino Lopes, uma cidade abandonada no centro e hoje é uma escola de artes.. Nós queremos continuar investindo nessa área”, destacou.

Reeleito, Fábio Novo defende escola em tempo integral e cita ações para novo mandato
Lyza Bastos/ TV Antena 10


A educação para as crianças, a preservação do meio ambiente e para o social também são pautas que o parlamentar pretende dar foco.

“É preciso ter um olhar especial pra educação, escola de tempo integral. Vou defender ainda mais o meio ambiente, o nosso planeta tá ficando mais quente, então a gente precisa cuidar mais do nosso meio ambiente, e não esquecer a pauta dos direitos humanos, de defender estratos da nossa sociedade que historicamente não receberam as políticas públicas de governo, como a nossa população indígena, que a gente desconhecia. E foi nesse governo que se reconheceu primeiro as terras indígenas. É preciso olhar para as mulheres negras, população LGBTQIA+, que neste governo federal  as políticas foram praticamente todas dizimadas. Ter um olhar especial pra esses extratos é o que o nosso mandato pretende fazer a partir de fevereiro quando tomarmos posse novamente na assembleia”, disse o parlamentar.

Rafael Fonteles

O deputado estadual finalizou fazendo previsões sobre a gestão de Rafael Fonteles como governador do estado. Para ele, o governo de Rafael será moderno e arrojado.

“Nós vamos ter um governo moderno, nós vamos ter um governo com capacidade de entregar, o Rafael demonstrou isso quando foi coordenador do Pró Piauí. No período da pandemia eu sempre digo no momento das vacas magras quando tudo fecha e os estados perdem a arrecadação dos municípios, o Rafael ajudou a organizar as finanças do Piauí”, finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado