FMS dispõe de teste rápido para Calazar no Parque Piauí e alerta sobre a doença - Saúde
CUIDADOS

FMS dispõe de teste rápido para Calazar no Parque Piauí e alerta sobre a doença

A testagem será expandida, a partir de setembro, para hospitais municipais, UPAS e UBS selecionadas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Durante a Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses, que se estende até 11 de agosto, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou o início de um Plano de Ação que inclui a introdução de testes rápidos para diagnóstico da Leishmaniose Visceral, conhecida como Calazar. A nova tecnologia já está disponível para a população no Hospital do Parque Piauí e será expandida, a partir de setembro, para hospitais municipais, UPAS e UBS selecionadas.

Para ter acesso ao teste rápido do calazar no Hospital do Parque Piauí, basta que as pessoas na faixa etária de 0 a 14 anos que apresentem sintomas como febre, perda de peso, anemia e aumento da barriga, sinais que podem indicar o comprometimento do fígado e do baço, se dirijam ao local. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para tratamento na rede pública de saúde.

 
Testes disponíveis em Teresina
Fundação Municipal de Saúde
 
As leishmanioses são doenças infecciosas causadas por protozoários, transmitidos pela picada da fêmea do mosquito-palha. “A transmissão ocorre quando esse mosquito pica um animal doente e depois pica o ser humano. Existem duas formas principais da doença que afetam humanos: a Leishmaniose Tegumentar e a Leishmaniose Visceral chamada de Calazar”, explica o Diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Dr. Walfrido Salmito.

Nos últimos cinco anos, a Diretoria de Vigilância em Saúde registrou um total de 83 casos de Leishmaniose Tegumentar em Teresina, sem óbitos. Já a Leishmaniose Visceral contabilizou 471 casos no mesmo período, com 20 mortes.

A principal forma de prevenção é evitar a proliferação do inseto, por meio do uso de telas em portas e janelas, mosquiteiros, repelentes e manutenção da limpeza dos ambientes. Também é importante observar sinais de doença em cães domésticos, como fraqueza, perda de peso e queda de pelos.

Joaquim Gomes, gerente da Gerência de Zoonoses da FMS, informa que, diante da suspeita de calazar em cães, a Gerência de Zoonoses atua como posto permanente de coleta de sangue para diagnóstico da doença. O atendimento é realizado todos os dias da semana, das 8h às 17h. Caso o exame confirme a presença do calazar, o tutor do animal pode optar entre realizar o tratamento por conta própria.

Conheça os sintomas da doença

A Leishmaniose Tegumentar causa feridas na pele que começam como manchas avermelhadas e podem virar úlceras difíceis de cicatrizar, podendo atingir nariz e boca nos casos mais graves. Já o Calazar é mais sério, afeta órgãos como fígado e baço, e provoca febre, fraqueza, emagrecimento, inchaço na barriga e anemia. Em estágio avançado, pode causar problemas nos rins, no pulmão e levar à morte, principalmente em crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa.

Morte de Chef 

Recentemente, um Chefe de cozinha, identificado como Micael Morais, de 30 anos, morreu em decorrência de complicações de Leishmaniose [doença conhecida como calazar], em Teresina.

  
Chef de cozinha falece no Piauí vítima de complicações causadas pela Leishmaniose, conhecida como calazar Reprodução
 
 
 
O homem estava sendo acompanhado por médicos, mas não resistiu e morreu. O cachorro de Micael também contraiu a doença e acabou morrendo dias antes do Chef.


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

QUAL EDITORIA VOCÊ GOSTA DE ACOMPANHAR NO A10CAST?

ver resultado