FMS inicia vacinação de cães e gatos na área onde sagui foi diagnosticado com raiva em Teresina - Saúde
SAÚDE

FMS inicia vacinação de cães e gatos na área onde sagui foi diagnosticado com raiva em Teresina

A cobertura vacinal vai abranger todas as quadras dos bairros Horto Florestal e Planalto Ininga


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira (23) a imunização antirrábica dos animais domésticos na área de bloqueio onde um sagui, que testou positivo para raiva, foi encontrado morto na segunda-feira (20). A vacinação ocorre nos bairros Horto Florestal e Ininga.

O bloqueio consiste na imunização de animais domésticos contra a doença. A cobertura vacinal vai abranger todas as quadras dos bairros Horto Florestal e Planalto Ininga. Além disso, serão contemplados parte dos bairros Ininga, Morada do Sol, Nossa Senhora de Fátima, São Cristovão e duas quadras do bairro Piçarreira. 

“Ao todo será um perímetro de 8,59Km , totalizando 253 quadras que serão percorridas pelos Agentes de Endemias e 5.003 imóveis visitados para que todos os cães e gatos sejam devidamente vacinados”, informa Élcio Leite, gerente de zoonoses da FMS.

  

FMS inicia vacinação de cães e gatos na área onde sagui foi diagnosticado com raiva em Teresina
Divulgação
   

Segundo a gerência de Zoonoses da FMS, os saguis não agrediram humanos ou outros animais, e a pessoa que manuseou os corpos foi submetida ao devido protocolo do Ministério da Saúde.

Walfrido Salmito, diretor de vigilância em Saúde da FMS, pede que todos os moradores de Teresina tomem as medidas preventivas necessárias, dentre elas: evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, evitar o contato com esses animais, evitar a domesticação deles e manter atualizada a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva.

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a FMS orienta que a população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da Raiva em Teresina. O hospital se localiza na Av. Duque de Caxias, 2660 - Primavera, zona norte da cidade, e a sua sala de vacinação funcionando durante todos os dias até as 17 horas.

Vacinação antirrábica em Teresina

Nos dias 02 e 09 de dezembro, a FMS promove a campanha municipal de vacinação contra a raiva em todo o município. Estarão disponíveis 270 postos para a imunização de cães e gatos contra a doença. A campanha será dividida em duas etapas aos sábados, sendo que a primeira vai abranger os bairros das zonas Norte e Leste (02) e a segunda nas zonas Sul e Sudeste(09.)

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado