📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A equipe do Hemopi se prepara para o período de Carnaval estimulando o aumento das doações de sangue nas unidades de coleta da capital e interior antes e durante o período de festas; a intenção é preparar os estoques para o feriado, quando parte da população viaja e ocorre uma redução no número de doações.
O diretor do Hemopi, Rafael Alencar, destaca que um estoque abastecido é fundamental para garantir que as demandas sejam atendidas durante o feriado prolongado.
“É importante estimular a população a doar antes de cair na folia para que não falte sangue durante o feriado prolongado. Geralmente, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, há uma redução em torno de 30% no quantitativo de doações. A nossa intenção é garantir um estoque seguro para Carnaval, onde pode ocorrer um aumento da demanda por sangue e outros hemocomponentes, já que é um período onde pode ocorrer um aumento no número de atendimentos de urgência e emergência, por exemplo. Temos que nos preparar para diversos cenários e conseguir ter um estoque que atenda as intercorrências nesse período”, afirma.
Os hemocentros regionais de Picos, Parnaíba e Floriano se mobilizaram durante todo o mês de fevereiro, articulando campanhas com entidades públicas, privadas e da sociedade civil para garantir o estoque. Em Picos, grupos de doadores da União da Mocidade da Assembleia de Deus de Picos (Umedepi), Caixa Econômica Federal – Agência do Mel e das secretarias municipais de saúde de Queimada Nova, Francisco Santos e Colônia do Piauí foram parceiros.
Em Floriano houve mobilização nos municípios adjacentes, a exemplo de Flores do Piauí, que atendeu ao chamado e levou doadores ao hemocentro. Quem também realizou campanha solidária foram os quadrilheiros do Arraiá da Princesa. Em Parnaíba, o reforço veio da Capitania dos Portos e dos alunos de curso de Medicina da IESVAP.
Fonte: Portal A10+