📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV), principal referência em alta complexidade do Piauí, segue beneficiando a população piauiense com serviços de qualidade. É o caso de Antônia de Lima Gomes, paciente de 59 anos que foi beneficiada com uma cirurgia cardíaca após ser diagnosticada com uma insuficiência de valva mitral grave.
“Eu comecei a sentir cansaço, faltava ar quando eu começava a falar, me sentia cansada. Resolvi procurar um médico cardiologista, fiz os exames e constataram esse problema no meu coração. Fiz minha cirurgia e agora estou me sentindo muito bem”, disse a paciente.

De acordo com o médico cirurgião Edemir Veras, responsável pelo procedimento, o caso da paciente permitia uma abordagem minimamente invasiva. “No caso específico da dona Antônia, a paciente tinha uma insuficiência de valva mitral grave, já com dispneia, edema agudo no pulmão. Como o caso era favorável, nós fizemos uma mini incisão e fizemos o procedimento de troca da válvula mitral. A paciente ficou ótima e já está de volta para casa em sete dias de cirurgia”, explicou.
O procedimento faz parte de uma série de avanços promovidos pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), que tem investido na modernização da unidade com ampliação de serviços e certificações de excelência. Exemplo disso foi a abertura do Centro Cirúrgico Cardiovascular e de um novo setor de hemodinâmica.
Além disso, o HGV conquistou recentemente o certificado de alta conformidade pelo 5° ano seguido e, pela primeira vez, recebeu reconhecimento internacional nas áreas de nefrologia e segurança do paciente, consolidando o hospital como referência em qualidade de atendimento e tecnologia.
Fonte: Portal A10+