Hospital São Marcos, em Teresina, anuncia que pode encerrar atividades; saiba o motivo - Saúde
CRISE

Hospital São Marcos, em Teresina, anuncia que pode encerrar atividades; saiba o motivo

A direção do hospital afirmou que a situação financeira se agravou após promulgação da Lei nº 14.434/2022


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Hospital São Marcos comunicou oficialmente nesta quinta-feira (18), em nota divulgada à imprensa, que pode encerrar as atividades após quase 70 anos na prestação de tratamento para pessoas com câncer no Piauí, através da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCCAA).

A direção do hospital afirmou que a situação financeira se agravou após promulgação da Lei nº 14.434/2022, que fixa o piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiros.

  

Hospital São Marcos, em Teresina, anuncia que pode encerrar atividades; saiba o motivo
Reprodução

  

O HSM citou que a recente promulgação da lei que fixa o piso salarial para os profissionais de Enfermagem, não estabelece a fonte dos recursos, gerando uma "demanda de grandes despesas imediatas para o hospital, pondo em risco o pleno exercício de suas atividades".

O Hospital São Marcos é uma entidade que presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), tratando mais de 95% do total de casos de câncer dos piauienses, além de que todos os casos de câncer em crianças e adolescentes que não tem planos de saúde privados.

“Importante registrar o respeito, admiração e gratidão aos profissionais de Enfermagem, o reconhecimento da importância de seu papel e a concordância com a necessidade de constante valorização da categoria. Todavia, a lei sancionada, como foi, trará consequências drásticas à população piauiense e à própria categoria profissional, com risco de diminuição das oportunidades de trabalho. Contudo, caso não haja uma solução para o problema, diante de todo o cenário apresentado, terá de encerrar as atividades do hospital”, alertou a nota, assinada pelo diretor Gustavo Antônio Barbosa de Almeida. 

Ambulatório SUS
Jade Araújo / A10+

  

A direção destacou ainda que há esforços junto ao Poder Público, tendo notificado entes federados e as autoridades públicas competentes, com o objetivo de obter meios de financiamento para cumprir a lei de forma sustentável.

“Como já noticiado pela mídia nacional e manifestado pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB, a maioria das instituições filantrópicas do país não tem recursos financeiros suficientes para arcar com estes efeitos; com o hospital São Marcos a situação não é diferente. Desta feita, haverá um acréscimo de despesas mensais milionário ao hospital, que não conseguirá arcar com seus compromissos e será obrigado a restringir a prestação de serviços de saúde”, diz trecho do comunicado.

Veja abaixo a nota na íntegra:

  

Nota divulgada pelo Hospital São Marcos
Reprodução

   

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado