Saiba as causas para a ameaça de fechamento do Hospital São Marcos no Piauí - Saúde
TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

Saiba as causas para a ameaça de fechamento do Hospital São Marcos no Piauí

Diretor técnico do hospital afirma que repasses não contemplam novas despesas do hospital


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

* Flash Eduarda Araújo - TV Antena 10

O hospital São Marcos ameaçou fechar suas portas em Teresina. Em entrevista à TV Antena 10, o diretor técnico do hospital, Dr. Marcelo Martins, afirmou que o repasse o valor do Sistema Único de Saúde (SUS) ao São Marcos estão congelados há mais de uma década e que isso tem causado impacto nos mais recentes custos com insumos, medicamentos e o novo piso salarial definido para a categoria dos enfermeiros em todo Brasil.

  

Ambulatório SUS
Jade Araújo / A10+

   

Segundo o diretor técnico do São Marcos, a tabela de repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), não acompanha os aumentos de insumos e também a recente aprovação do piso salarial dos enfermeiros, terão de receber um salário mínimo inicial de R$ 4.750, a ser pago em todo o país por serviços de saúde públicos e privados.

"A tabela do SUS que remunera o hospital é defasada há cerca de 15 anos, os custos em saúde são custos crescentes, nós simplesmente não conseguimos pagar nossas despesas, o hospital não consegue mais se sustentar como acontece com inúmeros hospitais Brasil afora. No começo do ano nós corremos risco de encerrar as nossas atividades, houve um socorro pelo Governo do Piauí, acontece que recentemente foi imposta uma nova obrigação financeira ao hospital e isso tem um impacto milionário ao hospital, o hospital não consegue mais pagar sua folha de pagamento, os insumos necessários para os tratamentos e os medicamentos", explicou Dr. Marcelo Martins.

  

Diretor técnico do hospital afirma que repasses não contemplam novas despesas do hospital
Reprodução

  

Nos números repassados pelo diretor técnico, há a base de atendimento do hospital que hoje atende 70% para o SUS, tratando mais de 95% dos casos de câncer no Piauí e 100% dos casos de câncer de crianças. O cálculo do hospital é que com a definição do piso para categoria gere um impacto de 30 a 35% na folha, o que é orçado em aproximadamente R$ 1.400,00 milhão por mês a mais de despesas. 

"Criam-se boatos que o São Marcos está contra o piso nacional da enfermagem, isso não existe. Toda a diretoria do hospital é favorável a valorização dos profissionais de saúde, não só para enfermagem, mas todos de uma forma geral. Acontece que se criou a obrigação de um novo piso sem que fosse dado um aumento na remuneração do hospital para que ele pudesse cumprir esse piso. São Marcos é um hospital que trabalha para o SUS", finalizou o diretor técnico do hospital.

Entenda o caso

O Hospital São Marcos comunicou oficialmente nesta quinta-feira (18), em nota divulgada à imprensa, que pode encerrar as atividades após quase 70 anos na prestação de tratamento para pessoas com câncer no Piauí, através da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCCAA).

A direção destacou ainda que há esforços junto ao Poder Público, tendo notificado entes federados e as autoridades públicas competentes, com o objetivo de obter meios de financiamento para cumprir a lei de forma sustentável.

“Como já noticiado pela mídia nacional e manifestado pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas - CMB, a maioria das instituições filantrópicas do país não tem recursos financeiros suficientes para arcar com estes efeitos; com o hospital São Marcos a situação não é diferente. Desta feita, haverá um acréscimo de despesas mensais milionário ao hospital, que não conseguirá arcar com seus compromissos e será obrigado a restringir a prestação de serviços de saúde”, diz trecho do comunicado.

Matéria relacionada:

Hospital São Marcos, em Teresina, anuncia que pode encerrar atividades; saiba o motivo

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado