Secretaria de Saúde inicia campanha de ampliação da cobertura vacinal contra o HPV no Piauí - Saúde
SAÚDE

Secretaria de Saúde inicia campanha de ampliação da cobertura vacinal contra o HPV no Piauí

O HPV é responsável por 99% dos casos de câncer de colo do útero, o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, inicia nesta segunda-feira (17) a campanha de ampliação da cobertura vacinal contra o HPV em Parnaíba. A população de 15 a 19 anos está apta a receber a vacina. Em Teresina, a vacinação começa na próxima segunda-feira (24) e segue a mesma faixa etária.

“É de interesse do Estado do Piauí que os municípios, além desses dois, pactuem a ampliação da cobertura vacinal contra o HPV. Essa vacina protege contra o câncer de colo do útero, cérvico e uterino, que é uma das principais doenças que afetam a população feminina. Essa vacina está disponível para adolescentes do sexo masculino e feminino em toda a rede pública do estado do Piauí”, disse Marylane Viana, da Coordenação de Vigilância em Saúde da Sesapi.

  

Sesapi inicia campanha de ampliação da cobertura vacinal contra o HPV no Piauí
Divulgação

   

De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), no Piauí, 36.050 mulheres e 88.131 homens não tomaram nenhuma dose da vacina, que está disponível desde 2014. O calendário de ampliação para os municípios segue até junho.

O HPV é responsável por 99% dos casos de câncer de colo do útero, o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil. A vacinação contra o HPV também protege contra outros tipos de câncer, como o de pênis, ânus, orofaringe, vagina e vulva, além de ajudar a interromper a cadeia de transmissão ao vacinar o público masculino.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual seu telejornal preferido da TV Antena 10?

ver resultado