Sesapi alerta população sobre a necessidade de tomar a vacina bivalente contra a Covid-19 - Saúde
NO PIAUÍ

Sesapi alerta população sobre a necessidade de tomar a vacina bivalente contra a Covid-19

A secretaria alerta ainda para a população buscar também a vacina contra a influenza


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu, na última terça-feira (28), mais 73.240 doses de vacina bivalente contra a Covid-19. Ao todo, o estado já recebeu, do Ministério da Saúde, 429.402 doses da vacina. Os imunizantes já estão sendo enviados aos 224 municípios.

A Sesapi alerta à população, que está contemplada nesta etapa do plano nacional de vacinação, sobre a necessidade de retornar aos locais de imunização em suas cidades para dar continuidade ao esquema vacinal com a vacina bivalente.

  

Sesapi alerta população sobre a necessidade de tomar vacina bivalente contra a Covid-19 Reprodução
   

“Para receber a dose de vacina bivalente é necessário que o cidadão já tenha recebido duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19. Deve ser respeitado o intervalo de quatro meses após a última dose de vacina recebida pela pessoa, seja após a conclusão do esquema primário da imunização ou de sua última dose de reforço. Por isso, pedimos para os públicos contemplados que atendam esses critérios que retornem para receber as vacinas, o que nos ajuda a evitar um aumento de casos graves da doença”, destaca a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Para a vacinação contra a Covid-19 com a vacina bivalente, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), devem procurar os pontos de vacinação dos seus municípios, os idosos de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. A vacina também está disponível para a população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Influenza

A secretaria alerta ainda para a população buscar também a vacina contra a influenza, uma vez que os imunizantes já estão sendo enviados para os estados pelo governo federal e disponibilizados para os municípios por meio da Sesapi.

As doses de vacina contra influenza são direcionadas para a execução da 25ª campanha nacional de vacinação que será no período de 10 de abril a 31 de maio. No entanto, os municípios que receberem os imunizantes já podem  iniciar a vacinação sem precisar esperar a data apontada pelo Ministério da Saúde.

“Reforçamos mais uma vez para a população que a vacina da influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, como a da Covid-19, e também com outros medicamentos, procedendo-se às administrações com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos”, explica a coordenadora Bárbara Pinheiro.

Para o Piauí já foram enviadas 100 mil doses da vacina contra a influenza. A campanha tem como meta atingir 90% de imunização de seu público-alvo dentro de cada um dos grupos elegíveis. A estimativa é que cerca de 1.188.851 piauienses sejam imunizados.

Os grupos contemplados na 25ª campanha nacional de vacinação contra a influenza são: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado