Teresina inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 nesta quinta-feira (16) - Saúde
VACINAÇÃO

Teresina inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 nesta quinta-feira (16)

O primeiro grupo a receber a vacina serão os idosos e os trabalhadores de instituições de longa permanência


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia nesta quinta-feira (16) a aplicação da versão bivalente da vacina contra a covid-19 em Teresina. O primeiro grupo contemplado será o dos idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência, iniciando pela Casa Frederico Ozanam às 9h da manhã.

Na oportunidade, serão imunizadas 87 pessoas. “Recebemos inicialmente 9 mil doses de vacina, mas temos expectativa de recebemos mais um lote em breve e vamos ampliando o grupo de acordo com o quantitativo recebido”, informa Emanuelle Dias, coordenadora da campanha. “Ao longo dos próximos dias visitaremos as instituições de longa permanência e divulgaremos a programação para outros grupos pela ordem definida pelo Ministério da Saúde”, esclarece.

    

Teresina inicia aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 nesta quinta-feira (16)
Agência Brasi


De acordo com o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde, a primeira fase da vacinação contemplará as pessoas acima de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Estes grupos somam 57.648 pessoas na capital. As etapas posteriores contemplarão os demais idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente, que totalizam 161.409 pessoas.

A vacina Pfizer bivalente será disponibilizada em uma dose, com caráter de reforço, para pessoas que comporem grupos prioritários definidos, que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O critério para recebimento é ter mais de 12 anos de idade, estar em um dos grupos prioritários e ter finalizado o esquema primário com a vacina monovalente contra a COVID-19.

O intervalo de aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente deve ser de, pelo menos, quatro meses após a finalização do esquema primário da vacina monovalente ou aplicação da última dose de reforço da monovalente.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado