As atletas piauienses Maria Eduarda e Isabele Maria, da Escola Iporanga Canoagem da cidade de José de Freitas, conquistaram nesta quinta-feira (12), o primeiro ouro no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem de 2024, realizado em Lagoa Santa, Minas Gerais. O pódio foi em dupla na categoria C2 1000M, cadete feminino.
Isabele e Maria Eduarda ganharam 23 segundos de vantagem com relação aos segundos colocados. Com o ouro, a delegação do Piauí já soma cinco pódios no nacional. Nos primeiros dias, a equipe conquistou 3 medalhas de prata.
O evento é o terceiro da Temporada 2024 da Canoagem Velocidade e Paracanoagem, o qual fará parte dos eventos que definirão o Ranking Nacional da Canoagem Velocidade e Paracanoagem, o qual somará os pontos da I e II Etapas da Copa Brasil. Ao todo, 19 atletas representaram o Piauí, sendo 14 da Associação Iporanga de Canoagem, de José de Freitas, e 5 da Associação Parnaibana de Canoagem.
Homenagem a Lívio Claudenei
A Iporanga de Canoagem homenageou o atleta Lívio Claudinei Sales Santos, de 16 anos, que morreu no início deste ano após desaparecer na Barragem do Bezerro, em José de Freitas.
Para Edivan Lopes, presidente da Associação Iporanga de Canoagem, os bons resultados são frutos de uma preparação dedicada e da superação de desafios. "Treinamos diariamente na Barragem do Bezerro, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos após a perda do nosso colega Livio. Conseguimos garantir a segurança dos atletas com um barco a motor e focamos muito nos treinos. Nossa expectativa era trazer medalhas, e felizmente alcançamos esse objetivo", declarou.