A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), concluiu com êxito a segunda campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos de 2025, atingindo 83,77% de atualização no rebanho bovídeo. Este é o maior registro histórico de bovídeos no estado, que totaliza 2.330.889 animais, sendo 2.330.159 bovinos e 730 bubalinos.
A ação, realizada no período de 1º de maio a 30 de junho, é essencial para o controle sanitário, a segurança no trânsito de animais e o planejamento estratégico da gestão pecuária em todo o território piauiense. De acordo com o relatório técnico da Adapi, o Piauí conta com 72.183 propriedades envolvidas na criação de bovinos e bubalinos.
Destas, 52.805 propriedades (73,12%) realizaram a atualização cadastral de bovídeos dentro do prazo. Abrangendo as demais espécies em um universo de 228.833 propriedades, foram realizados 79,46% de média geral de atualização de propriedades com 90,78% de geolocalização.
O secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, ressalta que, com os resultados da campanha de 2025, o Piauí reafirma seu protagonismo na defesa agropecuária, garantindo mais segurança, rastreabilidade e credibilidade à pecuária do estado.
“O alto índice alcançado nesta segunda atualização cadastral demonstra o engajamento dos produtores e o compromisso do Piauí com a sanidade animal. Essa é uma base fundamental para a manutenção do nosso status sanitário e para o fortalecimento da economia rural”, assinala o secretário, enfatizando o que o avanço reflete o empenho dos produtores rurais, técnicos e servidores da defesa agropecuária em fortalecer a vigilância sanitária e a rastreabilidade do rebanho piauiense.
O levantamento revela, ainda, que 36,61% dos municípios piauienses atingiram mais de 90% de atualização cadastral, com destaque para 13 cidades que alcançaram 100% de cobertura. Apenas três municípios ficaram abaixo de 40%, o que reforça o comprometimento do setor produtivo com a regularização dos rebanhos.
O crescimento da pecuária no estado também se confirma na série histórica catalogada pela Adapi que mostra que o Piauí avançou de 1,65 milhão de bovídeos, em 2009, para 2,33 milhões, em 2025. O crescimento em relação a 2024 é de 7,21%. De acordo com a Sada, o resultado reforça o papel estratégico da agropecuária piauiense no cenário nacional, especialmente após o reconhecimento do status de “Livre de Febre Aftosa sem Vacinação” concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em 2025.
A Sada e a Adapi destacam que a atualização cadastral é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal, assegurando que os produtores possam emitir documentos zoossanitários e comercializar seus animais de forma regular e segura.