Governo lança Sistema Água e Vida para garantir abastecimento eficiente às áreas rurais com até 30 residências no Piauí

Sistema é mais um passo estratégico do Governo do Piauí para assegurar água tratada

O Governo do Piauí deu mais um passo estratégico para assegurar água tratada e potável às comunidades que vivem em áreas rurais dispersas, que são as localidades com até 30 residências. Com foco no fortalecimento da gestão municipal e na integração entre órgãos públicos e a concessionária estadual, entrou em operação o Sistema Água e Vida, uma ferramenta digital criada pela Microrregião de Água e Esgoto do Estado do Piauí (MRAE). 

Governo lança Sistema Água e Vida para garantir abastecimento eficiente às áreas rurais com até 30 residências no Piauí Foto ilustrativa

   

A solução foi desenvolvida para organizar, monitorar e encaminhar de forma padronizada e rastreável as demandas de abastecimento de água por carro-pipa no interior do estado, garantindo eficiência, agilidade e transparência no atendimento às famílias que mais precisam. A iniciativa leva água potável e tratada ao meio rural disperso. O acesso ao sistema pode ser feito baixando o aplicativo ou pelo site clicando aqui.

A Secretaria da Adminstração (Sead) destaca que o uso do Sistema Água e Vida padroniza, digitaliza e moderniza, por meio da tecnologia, a comunicação entre os municípios, a MRAE, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Piauí (Agrespi) e a concessionária.

“Nosso foco é garantir que a água chegue, com qualidade e dignidade, às populações do meio rural disperso. Esse sistema coloca os municípios como protagonistas, facilita o fluxo das informações e acelera a resposta do Estado. Estamos conectando tecnologia, gestão e cidadania para transformar a vida das pessoas”, ressalta o secretário de Administração e também secretário-geral da MRAE, Samuel Nascimento.

Como funciona

Os gestores municipais podem realizar o cadastramento georreferenciado dos pontos de abastecimento, informando dados como localidade, número de famílias atendidas e referências geográficas, o que assegura rastreabilidade, transparência e eficiência na gestão das ações.

Concluído o cadastramento através do Aplicativo Água e Vida, o município deve acessar o sistema utilizando o mesmo login e a mesma senha para acessar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para cadastramento e georreferenciamento encaminhando à MRAE as informações consolidadas referentes às localidades classificadas como rural disperso.

Após a devida análise técnica pela equipe da MRAE, as demandas serão encaminhadas à Agrespi, por meio do Sistema Água e Vida para adoção das providências cabíveis, em conformidade com as competências legais e contratuais estabelecidas. O sistema, que pode ser acessado clicando aqui, conta ainda com tutoriais, guias e suporte técnico para auxiliar os municípios no uso da ferramenta.

Transparência e eficiência na ponta

A Superintendência de Parceria e Concessões do Governo do Piauí (Suparc) explica que a plataforma digital garante rastreabilidade e padronização, permitindo que o fluxo de informações do município à execução do serviço seja totalmente monitorado, reduzindo o tempo de resposta e fortalecendo o controle social.

“O Água e Vida é uma inovação que conecta gestão municipal e estadual em um fluxo inteligente, ágil e auditável. É uma tecnologia a serviço do cidadão, priorizando as famílias que vivem em regiões mais isoladas e que historicamente dependem de ações emergenciais. O objetivo principal do Sistema Água e Vida é assegurar que o estado avance no combate à vulnerabilidade hídrica, ampliando o alcance das políticas públicas e priorizando as comunidades rurais dispersas”, ressalta o superintendente de Parcerias e Concessões, Alberto Hidd.