Atualizada às 15h09
Um criminoso procurado pela Justiça foi preso pela Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) no Conjunto Frei Damião, na zona Sudeste de Teresina, nesta quarta-feira (04). Segundo as informações repassadas pela polícia, o suspeito era foragido e utilizava tornozeleira eletrônica para monitoramento judicial.
De acordo com as investigações, o homem vinha descumprindo medidas cautelares impostas pela Justiça. Ele é suspeito de ameaças e agressões verbais contra a ex-companheira e, de forma proposital, deixava a bateria da tornozeleira eletrônica descarregar para dificultar o rastreamento. Mesmo com ordem judicial de afastamento, o suspeito retornava à residência da vítima, quebrando as medidas cautelares e desrespeitando decisões judiciais.
O delegado Fernando Aragão explicou que a prisão foi possível graças ao uso de tecnologia e cruzamento de dados realizado pelas forças de segurança do estado.
"Utilizamos o SPIA, que faz o reconhecimento facial e leitura de placas e traça o caminho que essas pessoas fazem. Além disso, a gente utiliza bancos de dados onde consegue extrair pessoas que estão com mandado de prisão em aberto e que estão circulando normalmente no Piauí", disse o delegado Fernando Aragão.
O delegado também aproveitou para reforçar a importância de as vítimas de violência doméstica denunciarem os agressores e buscarem ajuda junto aos órgãos de segurança pública.
"Temos o 190, que é um canal para que as vítimas de violência doméstica nos procurem. Também podem procurar a Secretaria de Segurança Pública para receber o amparo do Governo do Estado. O que não pode é se calar e ficar sofrendo na mão desses agressores", disse o delegado Fernando Aragão.
O suspeito foi encaminhado às autoridades competentes e permanece à disposição da Justiça.