A delegada Amanda Bezerra deu mais detalhes à TV Antena 10 sobre o caso da idosa abandonada pelos próprios filhos em Teresina. A vítima, que sofre de câncer metastático e convulsões, foi deixada em uma casa sem portas, energia elétrica ou água potável, sob os cuidados de um dos filhos, usuário de drogas.
A Polícia Civil do Piauí indiciou cinco filhos por abandono e maus-tratos à própria mãe. De acordo com as investigações, a idosa, que é lúcida e convulsionava, foi deixada no imóvel no dia 12 de setembro, mas a polícia só foi acionada no dia 2 de outubro, quase um mês depois.
Segundo a delegada Amanda Bezerra, o filho mais velho teria deixado a mãe sob os cuidados de um dos irmãos, que é usuário de drogas, e pagava a uma vizinha para entregar refeições à idosa.
"No local não havia portas, janelas, eletrodomésticos, energia elétrica e água potável. Ela era alimentada por uma vizinha que era paga pelo filho mais velho, que levava três refeições. Mas não havia um biscoito, uma fruta. Com essa informações fomos para o local averiguar. No dia seguinte já estávamos com a decisão judicial que determinou o acolhimento institucional da idosa, que foi levada até um abrigo para ser cuidada", disse a delegada Amanda Bezerra à TV Antena 10.
De acordo com a delegada, a situação de saúde da vítima agravava ainda mais o cenário de negligência.
"Ela tem câncer metastático e convulsionava, fatos que complicavam ainda mais a situação dela que ficava naquela residência praticamente o dia inteiro sozinha e sob os cuidados de um filho que é usuário de drogas e que inclusive tinha uma medida protetiva contra ele em razão de agressões a essa idosa enquanto ela tinha saúde. É dever da família cuidar do idoso, dever dos filhos, por isso foram todos indiciados. Dois de forma direta e outros três pelo crime omissivo impróprio", completou a delegada.
O caso está agora sob análise do Ministério Público do Piauí (MPPI), que poderá avaliar a possibilidade de ampliar a tipificação penal. A delegada contou que indiciou os filhos por maus-tratos, abandono de incapaz e pontuou ao MPPI a possibilidade de tortura.
"A princípio eu os indiciei pelos crimes de maus-tratos, pelo crime de abandono de incapaz, mas em compensação fiz um arrazoado justificando a possibilidade, sob análise do Ministério Público, dele verificar a existência ou a possibilidade do crime de tortura, tendo em vista a condição que a idosa era colocada. Todos os filhos tinham conhecimento, sabiam da condição que a mãe era colocada e por quase um mês não foram visitar a idosa ou prestar assistência", finalizou Amanda Bezerra.
A idosa foi resgatada com apoio de decisão judicial e encaminhada para instituição especializada, onde recebe os cuidados necessários.