Atualizada às 12h51
Um jovem, identificado como Vitor Gabriel de Souza Nascimento, de 18 anos, foi preso nesta quarta-feira (14) no bairro Novo Horizonte, na zona Sudeste de Teresina. Ele é um dos envolvidos na tentativa de assalto que resultou na morte do sargento da Polícia Militar Jurandir Oliveira. Pelo menos sete pessoas têm participação no crime.
À TV Antena 10, o delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), explicou que, na época do crime ele chegou a ser detido, mas houve atraso na decretação das medidas de internação e ele acabou sendo liberado. A equipe iniciou as diligências para localizá-lo quando as medidas foram comunicadas que as decisões foram expedidas.
Divulgação
“Tivemos quatro menores envolvidos no caso. Inicialmente, as prisões acabam durante 45 dias caso não ajam a decretação de suas respectivas internações, como demorou mais do que o previsto na legislação do ECA, quando recebemos a informação que foram expedidos os mandados de internação continuamos as diligências, no sentido de tirar todos de circulação. O Vitor, que hoje é maior de idade, fizemos diligências na região do Novo Horizonte para tentar encontrar os caminhos por onde ele andava. Nos deparamos com ele e ele se entregou”, detalhou.
Ainda de acordo com o delegado, apesar de Vitor já ter completado 18 anos, ele responderá pelo ato com base na idade que ele tinha à época do crime: “Na época dia crime como ele era menor, ele responde como mero, mesmo com hoje ele tendo 18 anos ele irá cumprir essa medida de internação”, detalhou.
O jovem foi levado para o Complexo da Cidadania, onde está à disposição da Vara da Infância e Juventude.
O caso
Na madrugada do dia 09 de dezembro de 2024, o sargento foi interceptado por seis criminosos em um carro e uma motocicleta no bairro Alto da Ressurreição. Nas imagens de uma câmera de segurança é possível ver os indivíduos o abordarem para tomar a arma. Ele corre para a frente do próprio carro e começa a atirar contra os criminosos. Um dos indivíduos atira diversas vezes na direção do policial, que foi baleado, mas continuou disparando contra eles. Dos sete criminosos envolvidos no assassinato. Com a detenção de hoje (14), todos os envolvidos estão presos.
Jurandir Oliveira faleceu após 5 dias internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Após ser atingido no ombro e no abdômen, o policial foi submetido a um procedimento cirúrgico, transferido para uma Unidade Terapia Intensiva (UTI) e se encontrava em estado grave. O DHPP pontuou que a intenção do grupo criminoso era roubar o local.
“A intenção era roubar o local. O policial foi um efeito surpresa que eles tiveram, tanto que foram surpreendidos quando o policial esboçou a reação. Infelizmente, o policial veio a óbito na tentativa de se defender e aí eles se dispersaram lá no local e acabaram perdendo a comunicação entre si”, disse o delegado Bruno Ursulino.