A Polícia Civil do Piauí (PCPI) prendeu, nesta sexta-feira (31), Francisco, conhecido como Koreano, durante uma operação realizada na Vila Saci, zona sul de Teresina. O suspeito tinha um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e já respondia a diversos outros crimes.
Durante a ação, os policiais informaram que o homem tentou fugir ao perceber a aproximação das equipes. Koreano ainda teria tentado se desfazer de trouxas de maconha e crack, mas foi capturado. No local, foram apreendidos dois celulares, munições e porções de drogas. Ele foi preso em cumprimento ao mandado judicial e também autuado em flagrante.
“Ele tem um mandado de prisão por tráfico de drogas. Ele já responde a diversos crimes, como porte ilegal de arma e tráfico de drogas, e hoje, na hora da prisão, ainda foi pego com muita droga e munições. Ele é faccionado, um líder da região dele, e hoje foi retirado de circulação. Ele faz parte do PCC”, disse o chefe de investigação Amarildo à TV Antena 10.
O policial civil Barbosa também comentou sobre o histórico criminal de Koreano e a operação que resultou em sua recaptura. Segundo ele, o suspeito já havia sido preso em outras ocasiões e chegou a fugir do sistema prisional neste ano.
“O Koreano foi preso em 2017 por porte ilegal de arma e, em 2024, foi preso por tráfico de drogas. Neste ano de 2025, ele conseguiu fugir da Major César quando estava preso e, com a ordem do juiz de recaptura, a gente conseguiu prender ele na sua residência. Segundo informes, ele era o cabeça da facção naquela região. Ele tentou fugir, dispensando a droga, mas conseguimos prendê-lo”, afirmou o policial Barbosa.
De acordo com a Polícia Civil, Koreano seria um dos principais articuladores de uma facção criminosa com atuação na zona sul da capital.