Em entrevista à TV Antena 10, nesta segunda-feira (06), o prefeito Silvio Mendes abordou os desafios enfrentados pelo sistema de transporte coletivo da capital e pontuou possíveis soluções para o problema. Na mesma ocasião, o gestor confirmou a assinatura do contrato para o início da construção da Galeria do Torquato Neto, uma obra aguardada há anos.
Segundo o prefeito, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em conjunto com o Governo Federal, está avaliando alternativas para cidades que enfrentam déficit no sistema de transporte coletivo. Teresina, de acordo com Mendes, vive a situação mais crítica do país.
"O BNDES e o governo federal estão estudando cidades que têm um déficit no transporte coletivo e de todas, Teresina é a pior. Existem pelo menos três soluções possíveis. Hoje, a gente passa um subsídio de R$ 6 milhões por mês para o transporte coletivo de Teresina, mas seria necessário mais", afirmou.
Silvio Mendes destacou três pontos principais que precisam ser enfrentados: a renovação da frota, a reorganização das linhas e a melhoria da qualidade dos veículos, incluindo a climatização.
"É preciso ter ônibus novos, com ar-condicionado. Também é necessário refazer as linhas. Espero que os técnicos, que são quem entendem do assunto, tragam soluções que possam ser viáveis, pagas, e que deixem a população bem servida", completou.
Galeria do Torquato Neto: obra será iniciada
Durante a entrevista o prefeito também confirmou que a Galeria do Torquato Neto, projeto importante para a infraestrutura da zona sul da capital, teve a licitação concluída e o contrato com a empresa responsável será assinado nesta quinta-feira (09), às 11h.
"A galeria foi licitada por R$ 120 milhões, um pouco menos, não sei ao certo, mas na quinta-feira a gente assina o contrato com a empresa e agora a obra vai ser feita", declarou.