Existe uma proposta de instauração de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para investigar a empresa Águas de Teresina. O deputado estadual Gessivaldo Isaías relatou à TV Antena 10 que há anos recebe reclamações da empresa e que o caso deve ser apurado.
“Já venho aqui há praticamente 4 anos recebendo reclamação da população. Reclamação do preço da água, da questão da taxa do esgoto e uma vez eu conversei com o diretor da Águas de Teresina e perguntei porque a taxa era 100% do valor da água. Ele falou que era mais difícil tratar o esgoto que água, mas, no entanto, recebi uma reclamação de uma moradora do bairro Saci, que mostra em um vídeo um bueiro onde estava voltando água e desejos. E não é esse caso isolado apenas no Saci” explicou.
Para a instauração de uma CPI na Alepi é necessário de pelo menos 10 assinaturas de deputados estaduais. A Alepi teria competência direta para atuar no caso pela existência de uma Parceria público-privada (PPP) entre o Governo do Estado e a concessionária de água.
“A Alepi não pode ficar inerte diante de uma situação que essa PPP tá fazendo e usufruindo de lucros, porque eu não creio que nenhuma empresa, seja qual for, não tenha o lucro dela. Mas eu também tenho que cobrar a execução daquilo que ela está recebendo”, pontuou à TV Antena 10.