O senador Marcelo Castro (MDB) em entrevista ao Bancada Piauí, nesta segunda-feira (28), falou sobre o desempenho da sigla nas eleições municipais deste ano e avaliou a relação da base do governo para as eleições de 2026.
Nas eleições municipais, o MDB elegeu 853 prefeitos, ficando atrás apenas do PSD que elegeu 885. O senador disse que a sigla saiu fortalecida das eleições a nível nacional e no Piauí, o que, segundo ele, fortalece o partido para a disputa majoritária em 2026.
“A nível nacional o MDB e o PSD saíram como os partidos mais fortes do Brasil, ambos fizeram cinco capitais. O MDB saiu muito bem a nível nacional, tivemos o maior número de vice-prefeitos, de vereadores e a população que vai ser governada pelos prefeitos do MDB vai ser a maior população dentre todos os partidos. Além disso, no Piauí no tivemos um desempenho muito bom, mas se pegarmos o número de votos que os candidatos do MDB tiveram e o número de votos que os candidatos do PSD tiveram, o MDB supera”, disse.
No Piauí, o senador foi questionado sobre a relação do partido com as outras siglas da base do governo (PT e PSD) e as tratativas para a composição da chapa majoritária em 2026. Segundo ele, o partido quer manter as duas vagas que já possui e deve negociar com os aliados.