Depois de 50 anos de instituição, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá sua primeira reitora mulher. A professora Titular do Departamento de Nutrição, Nadir Nogueira, foi nomeada pelo presidente Lula (PT) como gestora da unidade de ensino e falou com a TV Antena 10 sobre as expectativas para seu mandato, de 4 anos.
“É um desafio que está posto, mas nós estamos montando uma equipe extremamente técnica e qualificada, que está alinhada e já trabalhando com a gente durante a campanha nas demandas da universidade, nas demandas do Piauí”, disse.
Segundo a nova gestora, uma de suas metas será a implantação e o aumento das políticas públicas para alunos que necessitam de assistência para se manterem na universidade.
“Ás vezes o aluno ingressa dentro desse processo democrático de acesso às instituições públicas federais, mas ele não permanece por falta de políticas públicas, de assistência estudantil, que garantem essa permanência. Então nós iremos trabalhar com o acesso aos R.Us (restaurantes universitários), ampliar os restaurantes, melhorar as residências universitárias, ampliar as bolsas. Como faremos isso? Dando prioridade para essa política”, explicou à TV Antena 10.