Chico Lucas assume Secretaria Nacional de Segurança Pública com trajetória de resultados e apoio amplo de estados

Nomeação ocorre após indicação unânime do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública e refletirá modelo piauiense de combate à violência

O secretário Chico Lucas oficializou sua nomeação para chefiar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, em um momento estratégico para o governo federal. Em mensagem nas redes sociais, ele afirmou que aceita o novo desafio “com senso de dever e espírito de cooperação”, agradeceu a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Wellington César e estendeu seus agradecimentos “aos Secretários membros do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública, comprometendo-me em fortalecer ainda mais a cooperação federativa. Ao Governador Rafael Fonteles, pelo apoio que tornaram possíveis os avanços que conquistamos no Piauí. Aos piauienses, pela generosidade de acreditar no trabalho desenvolvido coletivamente por milhares de homens e mulheres das Forças de Segurança que arriscam a vida na construção de uma sociedade mais pacífica”

A nomeação de Chico Lucas, confirmada na noite desta quarta-feira (21) foi articulada com o aval do ministro da Justiça, Wellington César, e é fruto de um processo de indicação conduzido pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública — colegiado que reúne gestores estaduais da segurança. O apoio ao nome de Chico veio inclusive de secretários alinhados a governos de orientação política de oposição à do presidente Lula, o que reforça o reconhecimento técnico de sua atuação no Piauí.

Chico Lucas assume Secretaria Nacional de Segurança Pública com trajetória de resultados e apoio amplo de estados
Reprodução

   

Sob a gestão de Chico Lucas à frente da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, os números mostram transformações substanciais nos indicadores de violência e na efetividade das ações policiais, em um contexto em que a população coloca a segurança como uma das principais demandas sociais.

Também pelas redes sociais o Governador Rafael Fonteles confirmou o nome do auditor fiscal e atual Secretário de Saúde, Antônio Luiz, para assumir a Secretaria de Segurança no lugar de Chico Lucas a partir de fevereiro:

"Antônio Luiz é auditor fiscal renomado e já liderou as pastas da Saúde e da Fazenda do Estado do Piauí, com excelentes resultados alcançados em prol do povo piauiense. E o atual Superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Hamilton Cordeiro Campelo, será o Secretário de Saúde do Estado do Piauí, a partir de fevereiro. Dirceu Campelo é médico hematologista, com atuação por mais de 10 anos no Hospital Albert Einstein em São Paulo, além de pós-graduado em gestão em saúde pela mesma instituição", informou.

Os dados oficiais de 2025 apontam que o Piauí registrou os menores índices de violência da última década, com quedas expressivas em crimes graves:

O sistema de combate a crimes patrimoniais e violentos também se destacou pela recuperação de bens roubados. Por meio do programa “Meu Celular de Volta”, coordenado pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), mais de 14 mil celulares foram devolvidos aos legítimos proprietários, contribuindo diretamente para a queda dos índices de roubo e latrocínio e para a desarticulação de redes de receptação. 

A gestão de Chico Lucas não se limitou a operações repressivas: houve forte investimento em tecnologia e serviços públicos integrados. Entre as iniciativas implementadas na gestão estadual estão:

Esse conjunto de políticas consolidou uma gestão de segurança pública que combina inteligência, tecnologia e cooperação entre forças de segurança, modelo que agora servirá de referência para o trabalho nacional na Senasp — inclusive em um momento em que temas como combate às facções, criminalidade violenta e crime patrimonial são apontados como prioridades pelos cidadãos.

A escolha de Chico Lucas foi recebida com destaque no meio policial e político. A indicação formalizada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública — órgão que representa gestores de todos os estados — reflete um consenso técnico e uma percepção de que seu trabalho no Piauí pode ser replicado em um contexto nacional. 

A nomeação também ocorre em um momento de reorganização administrativa do MJSP, com o objetivo declarado de dar maior foco e atenção à área de segurança, considerada estratégica pelo governo federal e uma das mais sensíveis para a população. Como novo chefe da Senasp, Chico Lucas assume uma pasta de grande relevância para a política pública de segurança no Brasil, levando consigo a experiência de práticas que evidenciaram redução de violência, integração de ações e uso inovador de tecnologia na prevenção e no combate ao crime.

Esse avanço, agora projetado para todo o país, representa não apenas uma consagração técnica do trabalho desenvolvido no Piauí, mas também um marco para o fortalecimento da gestão de segurança pública federativa e integrada no Brasil.