FARRA DA PARENTELA: Prefeito de Porto é denunciado ao TCE por empregar 32 parentes de aliados políticos

Nepotismo atinge núcleo familiar da vice-prefeita e do presidente da Câmara; Tribunal de Contas admite denúncia e dá 15 dias para defesa

O prefeito de Porto (PI), Aluízio Vaz (PT), está no centro de uma denúncia de nepotismo protocolada no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Segundo representação assinada por quatro vereadores da cidade, o gestor teria nomeado pelo menos 32 pessoas com vínculos familiares diretos com autoridades do Executivo e do Legislativo municipal. 

A denúncia, admitida pelo conselheiro Alisson Araújo, também envolve o presidente da Câmara Municipal, Antônio Vivica (PT), e a vice-prefeita Jesus Costa (Agir). Entre os casos apontados, estão a nomeação da esposa do prefeito, Eritânia Moura do Nascimento, como secretária de Assistência Social, e de diversos parentes da vice-prefeita, incluindo mãe, marido, irmã, sobrinhos, enteados, tio e prima.

  

Prefeito de Porto é denunciado ao TCE por empregar 32 parentes de aliados políticos
Reprodução

   

O presidente da Câmara também teria nomeado a filha, o irmão e o genro para cargos estratégicos na administração municipal. Os denunciantes alegam que as nomeações ferem os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e legalidade, conforme a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que proíbe o nepotismo na administração pública. O que se observa ainda é que foram feitas nomeações cruzadas, ou seja, parentes de secretários nomeados em outras pastas.

O TCE-PI determinou a citação dos envolvidos para que apresentem defesa no prazo de 15 dias. O prefeito Aluízio Vaz e o vereador Antônio Vivica não foram localizados para comentar o caso. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

👨‍👩‍👧‍👦 Parentes nomeados

1. Esposa do prefeito Aluízio Vaz

2. Parentes com ligações politicas com a vice-prefeita Jesus Costa

3. Parentes com ligações políticas com Secretários

4. Parentes com ligações políticas com Presidente da Câmara e Vereadores