Suspeito de ter provocado incêndio em barracas de festejo no Piauí é solto pela justiça

O caso aconteceu na tarde da última sexta (09). Pelo menos 10 barracas foram atingidas no incêndio criminoso

Marcos Henrique Rodrigues de Sousa, de 33 anos, preso como o principal suspeito de provocar o incêndio de pelo menos 10 barracas nos festejos de Nossa Senhora do Livramento, em José de Freitas, foi solto pela justiça após audiência de custódia. A decisão foi proferida ainda no último sábado (10), pelo juiz da Vara Núcleo de Plantão Teresina, Marcos Augusto Cavalcanti Dias. 

De acordo com o magistrado, a conversão do flagrante para a prisão preventiva só é necessária quando outras medidas se tornam insuficientes. Além disso, os ‘elementos informativos não indicam periculosidade do custodiado ou que este, estando em liberdade, gerará perigo à ordem pública’.

  

Marcos Henrique Rodrigues de Sousa foi preso horas depois
Reprodução

   

“Não havendo elementos nos autos com força suficiente a autorizar a manutenção da segregação cautelar, o que autoriza a concessão da liberdade provisória (CPP, art. 310, III), sem fiança ante a hipossuficiência econômica exteriorizada pelo autuado em audiência, com a imposição, na linha do requerimento ministerial, de medidas cautelares outras diversas da prisão”, destacou a o juiz.

Com isso, o magistrado deferiu a soltura do suspeito e concedeu medidas cautelares a Marcos Henrique, como:

Incêndio criminoso

Segundo apurado pela TV Antena 10, ele ainda estava com as mesmas roupas usadas quando ateou fogo nas barracas criminosamente. As barracas estavam montadas na Praça Governador Pedro Freitas, para a tradicional festa do município. 

  

Incêndio de grandes proporções atinge barracas de festejos em José de Freitas, no Piauí
Reprodução

   

"O nosso sistema de monitoramento capturou o momento que um indivíduo incendiou propositalmente as barracas. Ele lança sobre as barracas um coquetel molotov, que é uma solução incendiária", disse o secretário de Segurança da cidade de José de Freitas, George Lancaster

Câmeras de segurança também flagraram o suspeito em um posto de combustível, com uma garrafa embaixo do braço, que poderia ser de álcool ou gasolina. As chamas foram controladas pela brigada de incêndio da cidade, juntamente com a população e apoio de um caminhão pipa da prefeitura. Não houve feridos ou vítimas.