No Piauí, Lula tem maior percentual de votos do país no 1º turno das eleições

Petista obteve mais de 74% dos votos contra 19,90% de Jair Bolsonaro, que disputa a reeleição

O Piauí foi o estado brasileiro que deu maior percentual de votos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1º turno da eleição presidencial neste domingo (02), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O petista obteve 1,5 milhão de votos no estado, o que representa 74,25% do eleitorado.

Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, teve 19,90% da preferência do eleitorado piauiense (406 mil votos). A diferença entre eles foi de mais um milhão de votos.

  

Lula durante visita ao Piauí em agosto deste ano
Reprodução

  

Ainda segundo o TSE, as três cidades que mais registraram votos para Lula no Brasil também são do estado do Piauí. Guaribas, que foi a cidade piloto do programa Fome Zero, ficou em primeiro lugar com 92,14% dos votos.

Em segundo lugar aparece Fartura do Piauí, com 91,44%, e em terceiro Campinas do Piauí, com 90,2%. Em Teresina, Lula teve 62,37% dos votos válidos, ou seja, 301.309 mil. Bolsonaro teve 138.320 mil votos, com 28,63%.

Pela primeira vez, o pleito será decidido entre dois nomes que já comandaram o país. Será, ainda, o sétimo segundo turno em nove eleições presidenciais diretas desde a redemocratização. O segundo turno ocorrerá no próximo dia 30 de outubro.

O Nordeste também destacou entre os votos válidos para o ex-presidente. Os cinco estados que mais registraram votos para Lula são da região:

No Piauí, Rafael Fonteles, do PT, foi eleito governador para os próximos quatro anos com mais de 57% dos votos. Com a vitória, a sigla mantém a hegemonia de 19 anos no estado.