Assim como o PT, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) também lançou neste sábado (23) a candidatura do professor universitário Geraldo Carvalho, 63 anos, ao governo do Piauí nas eleições de 2022. O anúncio foi feito durante convenção partidária virtual.
Geraldo tem como vice a estudante universitária e líder comunitária Fran de Jesus, 25 anos. Durante a convenção, o PSTU afirmou que a candidatura será de chapa coletiva ao Senado, com três candidatos. O partido também terá um candidato a deputado federal e uma candidata a deputada estadual.
Em discurso, o professor Geraldo Carvalho falou sobre o desafio da campanha eleitoral e destacou que o objetivo é unificar a classe trabalhadora.
"Nossa campanha será voltado para um programa para a classe trabalhadora e independência de classe, que aponta para a construção de uma sociedade socialista", relatou.
Entre as propostas elencadas, Geraldo pontuou que pretende, caso seja eleito governador, reduzir a jornada de trabalho, mas sem redução de salário; criação de mais empregos e a implementação de planos de obras públicas, como construção de estradas para interligar cidades e comunidades rurais.
Geraldo Carvalho é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Floriano. Ele faz parte do movimento sindical no Piauí desde o final dos anos 1980. O candidato a governador pelo PSTU já foi presidente do Sindicato dos Bancários e dirigente do Sindicato Nacional dos Professores de Instituições de Ensino Superior (Andes SN).